Chance de uma nova vida

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, e o governador Cláudio Castro assinaram, ontem (13), termo de cessão de um terreno na Leopoldina, onde será construído o Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) para dar assistência a jovens infrators.

“Esse é um grande passo que o Governo do Estado e o Tribunal de Justiça do Rio ‘estão dando. Nosso estado apreende de 200 a 300 menores infratores por mês e as estatísticas mostram uma reincidência de 61% entre os que não têm um curso profissionalizante. Esse número cai para 13% quando eles têm profissão. O Tribunal, hoje, está cumprindo um compromisso social e virando uma página de dívida com a sociedade”, afirmou o presidente do Tribunal de Justiça, Carlos Henrique Andrade Figueira.

O Núcleo de Atendimento Integrado é projetado para dar atendimento, em diferentes frentes, ao menor que cometer ato infracional.

Ali, o jovem receberá assistência integrada do Ministério Público e da Defensoria Pública, assim como da Polícia Civil. No mesmo espaço, o menor terá a oportunidade de passar por uma capacitação profissionalizante e, assim, abrir caminho para um futuro promissor.

Embora a implantação de vários Núcleos de Atendimento Integrado já estivesse prevista desde 2018, só agora há uma ação para sua instalação.