Plasma é a salvação?

O Hemorio iniciou estudo inédito para testar mais uma opção de tratamento contra o novo coronavírus. O “Immuneshare” é a primeira pesquisa multicêntrica do país a utilizar o plasma doado por pessoas vacinadas contra a covid-19, cujo objetivo é tratar pacientes no estágio inicial da doença.

A convocação de doadores começa na sexta (28) e as transfusões estão planejadas para acontecer na próxima semana. A expectativa é que o trabalho seja concluído em dois meses.

Como a vacina produz um tipo específico de anticorpo, teoricamente mais eficiente no combate ao vírus, os pesquisadores acreditam que o tratamento com o plasma possa diminuir as taxas de internação dos pacientes tratados nos estágios iniciais da doença.

“Estamos atuando em diferentes frentes e com recortes variados da população, a fim de criar mais opções no combate à Covid-19. Nossa expectativa é que, caso os resultados sejam positivos, um tratamento eficaz, para as fases iniciais da doença, possa ser utilizado em número maior de pessoas”, afirmou o diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim.

A técnica do uso do plasma convalescente – também chamada de plasma hiperimune, que começou a ser utilizada na epidemia da Gripe Espanhola, em 1918 – pode ser uma esperança para o tratamento do novo coronavírus, principalmente nos casos leves e moderados.