Câmara aprova projeto para revitalização total do Centro do Rio

A Câmara dos Vereadores aprovou nesta terça-feira, em primeira votação, o Reviver Centro, um dos principais projetos da cidade neste primeiro ano de mandato do prefeito Eduardo Paes, que pretende atrair moradores e estimular a recuperação urbanística, econômica e social da região central da cidade. O plano inclui uma série de incentivos fiscais e permissões para construção de novas moradias e a conversão de prédios comerciais em edifícios de uso residencial ou misto.

A ideia é proteger regiões que já tenham núcleos de moradias, como o Castelo, a Cruz Vermelha, o Bairro de Fátima e a Lapa, e a partir daí avançar, criando uma onda de novas moradias que possa atrair habitantes de várias faixas de renda e, consequentemente, revitalizando toda esta área da cidade.

O projeto também prevê a concessão de benefícios àqueles empreendedores que abraçarem o programa de locação social que a Prefeitura irá lançar, com público-alvo de estudantes universitários, cotistas e servidores públicos. O Reviver Centro terá ainda um cuidado especial com o patrimônio histórico, incorporando no corpo do projeto o edital Pró Apac, que oferecia benefícios aos donos de imóveis históricos interessados em sua recuperação.

- Trata-se de um projeto importantíssimo para não só para o futuro da cidade, mas sobretudo para o presente. O Rio é uma das cidades mais bonitas do mundo, não à toa é chamada de Maravilhosa, e não pode ter seu centro abandonado e degradado como está. Esta recuperação tem que ser para ontem e hoje demos um passo importante neste sentido – disse o vereador Rafael Aloisio Freitas, que preside a Comissão do Novo Plano Diretor, e desde o início da legislatura tem se debruçado sobre o tema.

O presidente da Ademi (Associação dos Dirigentes do Mercado Imobiliário), Claudio Hermolin, celebrou a aprovação na Câmara, onde também esteve presente neste primeiro semestre apresentando as demandas do setor aos vereadores.

- Como eu venho dizendo, estar no Centro é estar a um elevador de distância de tudo. É um lugar privilegiadíssimo, que não pode e não deve passar pelo abandono que está passando. O Brasil merece um Centro do Rio, a cidade que é a capital cultural do país, à altura da importância que tem – disse Hermolin.

O secretário municipal de Planejamento Urbano, Washington Fajardo, uma espécie de pai do Reviver Centro, faz coro com as palavras de Hermolin.

- O Centro do Rio é uma cidade de 5 minutos. Saindo de uma estação de metrô, trem ou vlt você acessa em uma caminhada de 5 minutos a restaurantes, museus, comércios. Tem-se de tudo ali. Esse território de cinco minutos é fantástico para moradia. Com o plano, a gente busca incentivar a moradia, a recuperação urbana, tudo ao mesmo tempo, permitindo que esta área possa ser revitalizada – explica Fajardo.