Cooperação pelo gás natural

Os governos dos estados do Rio e de Sergipe assinaram ontem (8), no Palácio Guanabara, um acordo de cooperação com o objetivo de promover ações para o desenvolvimento do Novo Mercado de Gás Natural no Brasil. O documento estabelece o intercâmbio de informações para subsidiar a elaboração e o aprimoramento de normas regulatórias, além da criação de um grupo de trabalho para execução das atividades técnicas e workshops entre os dois estados.

O acordo foi assinado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Rio de Janeiro, Leonardo Soares, e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe, José Augusto Pereira de Carvalho.

“Sergipe desponta como um importante produtor no futuro, podendo ser responsável por cerca de 10% da produção nacional bruta de gás. Essa aproximação, inédita no Brasil, tem importante viés estratégico, abrindo enormes oportunidades para a retomada do desenvolvimento econômico a partir do crescimento da atividade industrial no país”, afirmou Soares.

O termo assinado pretende ainda gerar diagnósticos sobre as matrizes de transporte, avaliações de fluxos logísticos, projeções da demanda e de capacidade nas instalações portuárias e de infraestrutura de armazenagem de terminais, além de análise de custos relativos aos diversos modais de transporte e outros temas relacionados.

Foto: Philippe Lima/ Governo do Rio