Por:

Carbono zero até 2045

O governador Cláudio Castro criou um grupo de trabalho para identificar as ações necessárias para o estado do Rio se tornar neutro em emissões de carbono. O objetivo é fazer com que as emissões líquidas de gases que causam o efeito estufa sejam totalmente neutralizadas até o ano de 2045.

“A ideia é identificar as ações necessárias para que o Estado do Rio de Janeiro se torne carbono neutro, isto é, com emissões líquidas zero de gases efeito estufa, até o ano 2045. E faremos isso incentivando o mercado de carbono, gerando receitas para o estado, e estimulando projetos de energia renovável”, explicou o governador.

O grupo de trabalho será coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais e composto por representantes das secretarias da Casa Civil, Fazenda e Meio Ambiente e Sustentabilidade, além de membros da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro e da Agência Estadual de Fomento.

A primeira meta do grupo, denominado Rio Carbono Zero, será de enviar, até dezembro, para o governador Cláudio Castro um relatório de ações para para fomentar e regulamentar um mercado de carbono em todo o estado.

A iniciativa é parte das políticas ambientais e de desenvolvimento sustentável do Governo do Rio de Janeiro, e surgiu em debates com a iniciativa privada e a sociedade civil organizada.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.