Por:

Governo do Rio autoriza intervalo de oito semanas para a AstraZeneca

Precavendo-se das variantes da covid-19, o governador Cláudio Castro, depois de consultar o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde, autorizou na terça (13) que todos os municípios fluminenses a antecipem de 12 para oito semanas a aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca.

“Nosso objetivo é que tenhamos pessoas imunizadas mais rápido para evitar a infecção pela covid-19 entre as duas doses. Por causa das novas variantes, a decisão foi bem pensada e debatida com o Conselho de Secretarias Municipais’, afirmou Castro.

Segundo o secretário de estado de Saúde, Alexandre Chieppe, a medida deve evitar que vacinas sejam perdidas.

“Não há perda de eficácia quando a aplicação for dentro do período entre 8 e 12 semanas. Nossa preocupação é que, dentro de um cenário da entrada da variante Delta, estudos apontam que, somente com a aplicação da segunda dose, é possível bloquear a possibilidade de transmissão das variantes. Temos a expectativa de que, com a redução do intervalo entre as doses, caia também o número de pessoas que não está voltando para a segunda aplicação”, disse Chieppe.

O governo reforça que, com a vacinação em massa, o retorno de todas as atividades no estado ficará mais fácil, além de uma diminuição no número de contaminados e de ocorrência de casos graves da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.