Acesse o novo portal do Jornal Correio da Manhã
www.correiodamanha.com.br

Cadastre-se para receber por e-mail
nossas edições em primeira mão.
Cadastre-se

Wilson Witzel pode sofrer Impeachment

por Guilherme Cosenza

Foi protocolado nesta terça-feira na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) um pedido de impeachment contra o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. A iniciativa nasceu após as suspeitas de que o governador havia usado grampos ilegais para elaboração de um dossiê contra parlamentares da Casa Legislativa.

O líder do PSL na Alerj, Dr. Serginho, quem anunciou o pedido e disse que é preciso "investigação clara e rígida da intimidação do governo ao parlamento estadual". Ele também afirmou que o caso será denunciado à Polícia Federal e ao Ministério da Justiça. Toda a bancada bolsonarista do PSL apoiou a medida. São coautores do pedido de impeachment os deputados Alana Passos, Anderson Moraes, Fernando Salema, Renato Zaca, Filippe Poubel e Márcio Gualberto.

Porém, ontem em sessão extraordinária, a Comissão de Segurança Pública da Alerj convocou o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, Lucas Tristão para esclarecimentos.Ele é apontado pelos deputados como o articulador da elaboração de dossiês contra parlamentares. A crise envolvendo os supostos grampos ilegais contra parlamentares começou no dia 8 de fevereiro, quando o presidente da Alerj, André Ceciliano (PT-RJ), publicou no Diário Oficial do Estado um pedido formal de esclarecimentos de Witzel a respeito das escutas ilegais.

Segundo Ceciliano, Tristão teria afirmado abertamente estar de posse de dossiês: "vamos investigar o secretário Lucas Tristão, que disse que tem um dossiê contra os 70 deputados. Eu tenho testemunhas", afirmou o presidente da Alerj em plenário. Outro nome forte que acabou sendo incluído no processo é do presidente Jair Bolsonaro.

Como consta nos autos, os parlamentares acusam Witzel de ter acesso a diversas informações sensíveis e de fazer vazamentos sigilosos, entre eles a polêmica envolvendo o presidente no assassinato da vereadora Marielle. Na época um áudio vazado dizia que o os assassinos da vereadora haviam tido abertura do presidente para entrar em um condomínio na Barra da Tijuca.

Magnavita

Mais Artigos

Colunistas

Mais Artigos

Nove anos depois do incêndio na Boate Kiss, o caso foi julgado em Porto Alegre. Apenas quatro pessoas foram responsabilizadas por 242 homicídios e 636 tentativas de homicídio

O plebiscito de 1993, previsto cinco anos antes pela Constituição, mostrou que 86,6% dos eleitores preferiam o sistema republicano e 13,4% a monarquia. Ontem, quando o presidente em exercício...

A Constituição afirma, no seu primeiro artigo, que todo poder emana do povo, que o exerce por meio de seus representantes eleitos ou diretamente. Por Alexandre Garcia

Correio Expresso

Mais Artigos