Acesse o novo portal do Jornal Correio da Manhã
www.correiodamanha.com.br

Cadastre-se para receber por e-mail
nossas edições em primeira mão.
Cadastre-se

Rio suspende aulas em escolas estaduais e mantém alerta após chuvas

Por Júlia Barbon/ Folhapress

Após as fortes chuvas que mataram quatro pessoas no Rio de Janeiro neste fim de semana, 42 escolas estaduais decidiram suspender as aulas nesta segunda (2) por terem sofrido estragos.

A maior parte dessas unidades fica na região metropolitana: oito delas estão localizadas em Belford Roxo, outras oito em São João de Meriti e mais sete nas zonas oeste e norte da capital fluminense, as regiões mais afetadas.

O número de ocorrências atendidas pela Defesa Civil municipal também subiu. Das 20h30 de sábado (29) até as 9h15 desta segunda, o órgão recebeu 349 chamados (foram 104 até a tarde de domingo), sendo os principais por desabamento de estrutura e deslizamento de barreiras e encostas.

Ao todo, 18 imóveis foram interditados emergencialmente e 30 sirenes foram acionadas em 16 das 103 comunidades de alto risco do município, como a Rocinha e o Complexo do Alemão. O sinal toca quando o índice pluviométrico atinge protocolos de desocupação preventiva.

Os transtornos fizeram o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) mudar sua agenda nesta manhã. Em vez de participar de uma entrevista coletiva sobre o balanço do Carnaval, ele decidiu ir ao bairro de Realengo (zona oeste), um dos mais afetados.

O tempo instável ainda persiste na capital. A previsão do Alerta Rio é de chuva e vento moderado a forte a qualquer momento do dia, com céu encoberto, por causa de um canal de umidade que atua sobre o Sudeste do país.

A população ainda enfrentava alguns transtornos no transporte nesta manhã, como a redução do trecho do corredor Transoeste do BRT por causa de pontos de alagamento que impossibilitavam a circulação dos ônibus articulados. Por volta das 10h, porém, todas as linhas voltaram a operar normalmente.

Já os aeroportos Santos Dumont e Galeão operam com o auxílio de instrumentos para manobras de pousos e decolagens.

A cidade do Rio está em estágio de alerta (o quarto nível em uma escala de cinco) desde as 0h20 de domingo. Isso significa que uma ou mais ocorrências graves impactam o município ou que há incidência simultânea de diversos problemas de médio e alto impacto em diferentes regiões.

Para se ter uma ideia, em apenas uma hora choveu o equivalente a 44% da média histórica do mês de março na estação de Bangu (zona norte) nos últimos dias, de acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio.

O órgão recomenda que as pessoas adiem compromissos, permaneçam em lugares seguros, só se desloquem se estiverem em área de risco ou caso seja extremamente necessário e ofereçam abrigo a amigos e familiares que precisem.

Magnavita

Mais Artigos

Colunistas

Mais Artigos

Nove anos depois do incêndio na Boate Kiss, o caso foi julgado em Porto Alegre. Apenas quatro pessoas foram responsabilizadas por 242 homicídios e 636 tentativas de homicídio

O plebiscito de 1993, previsto cinco anos antes pela Constituição, mostrou que 86,6% dos eleitores preferiam o sistema republicano e 13,4% a monarquia. Ontem, quando o presidente em exercício...

A Constituição afirma, no seu primeiro artigo, que todo poder emana do povo, que o exerce por meio de seus representantes eleitos ou diretamente. Por Alexandre Garcia

Correio Expresso

Mais Artigos