MedLevensohn alerta sobre a importância a prevenção e diagnóstico do AVC

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada seis segundos, uma pessoa morre no mundo vítima de AVC e 90% dos casos estão ligados a fatores como hipertensão, obesidade, diabetes, sedentarismo, entre outras. De acordo com um levantamento do IBGE, a hipertensão arterial atinge 38,1% da população adulta brasileira e responde por 50% dos casos de AVC no país.

E na semana em que se comemora o Dia Mundial do AVC, neste dia 29 de outubro, a MedLevensohn faz um alerta diante dos dados expressivos relacionados à doença: além de manter uma rotina saudável de alimentação e exercícios físicos para preservar a saúde, é necessário manter um monitoramento frequente da pressão arterial e arritmias cardíacas para diagnóstico precoce de doenças relacionadas ao coração.

Nesse sentido, já existem no mercado aparelhos de medições e aferições de pressão arterial e fibrilação atrial que auxiliam na prevenção de doenças como o AVC. Também há testes rápidos que ajudam a identificar se há d-dímero no sangue, biomarcador que indica a ativação do sistema de coagulação, prevenindo precocemente casos de trombose venosa, tromboembolismo pulmonar e sepse (Medteste D-dímero).

Manter a pressão arterial controlada e dentro da meta de 12mmHg por 8mmHg – valores recomendados para pressão máxima e mínima, respectivamente – pode reduzir em até 25% o risco de doenças cardiovasculares como infarto do miocárdio, angina e acidente vascular cerebral (AVC), de acordo com o estudo Sprint, realizado em 102 centros de pesquisa nos Estados Unidos e publicado no New England Journal of Medicine. Também as pessoas com Fibrilação Atrial (batimentos cardíacos descompassados) têm cinco vezes mais chances de sofrer um AVC.

Produtos no mercado: monitores de pressão arterial e fibrilação atrial

A MedLevensohn entende que os dados são preocupantes visto que a hipertensão arterial, assim como a fibrilação atrial e arritmias cardíacas, são também responsáveis por consequências como o AVC.

Diante desse cenário, a empresa, por meio do projetoMedHyper, busca trazer para o Brasil todas as tecnologias de última geração para pacientes hipertensos.

Os monitores de pressão arterial e fibrilação atrial da MedLevensohn são de alta qualidade e com tecnologia inovadora, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com hipertensão. Os produtos, que vão desde os usados em hospitais/clínicas até os que qualquer pessoa pode ter em casa, possuem comprovação científica. A tecnologia AFIB (Atrial Fibrillation), usada para detecção de fibrilação atrial durante a aferição da pressão arterial, é a novidade do momento. O monitor Microlife AFIB é capaz de identificar por oportunidade indícios de Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou infarto.

“Cerca de 50% dos pacientes com fibrilação atrial possuem ausência de sintomas, dificultando a identificação da doença e a busca por intervenção médica precoce. Quando você tem Fibrilação Atrial, o sangue do átrio pode formar coágulos. Estes coágulos podem ser transportados para o cérebro, causando um AVC isquêmico, ou seja, uma oclusão de um vaso cerebral”, explica Anna Luiza Szuster, farmacêutica e diretora de Relações Internacionais da MedLevensohn.

Segundo a pesquisa “Comparison of the Microlife Blood Pressure Monitor With the Omron Blood Pressure Monitor for Detecting Atrial Fibrillation” a tecnologia Microlife AFIB apresentou sensibilidade de 97% em uma medida única. O estudo também garante que a triagem da Fibrilação Atrial com o monitor de pressão Microlife A200 AFIB apresenta melhores resultados que o eletrocardiograma, uma vez que não depende da experiência da interpretação dos resultados e demonstra elevada precisão e acuracidade.

Um outro estudo, dessa vez brasileiro, chamado “Acurácia diagnóstica de um sistema automático de aferição da pressão arterial para detecção de fibrilação atrial em pacientes ambulatoriais” garante que o aparelho da Microlife foi capaz de identificar fibrilação atrial em 34 dos 37 pacientes avaliados com histórico da doença. Os resultados garantem sensibilidade de 92% e especificidade de 100% para o aparelho de medição de pressão arterial atrelado a detecção de fibrilação atrial. “O estudo concluiu que o sistema Microlife tem elevada sensibilidade, especificidade e acurácia para detecção das doenças em pacientes analisados dentro de um ambiente ambulatorial. O impacto dos resultados da utilização desse aparelho deverá ser analisado em estudos prospectivos de longo prazo”, pondera o Dr. Dalmo Moreira, um dos autores da pesquisa.

“Destaco que só trabalhamos com fornecedores de excelente qualidade. A Microlife, por exemplo, é a única empresa do mundo validada para tal tecnologia e a MedLevensohn é a distribuidora oficial no Brasil. Além disso, os produtos da marca possuem certificados nacionais e internacionais”, afirma José Marcos Szuster, CEO da MedLevensohn.

Testes rápidos para prevenção de doenças cardiovasculares

Além dos monitores, a MedLevensohn possui uma linha de testes rápidos voltados para doenças cardiovasculares. Um deles, que indica ativação do sistema de coagulação, contribui para identificar um sinal de alerta para consequências como o AVC:

D-dímero - É um aliado para diagnóstico precoce de trombose venosa profunda (DVT), embolia pulmonar (PE) e coagulação intravascular disseminada (DIC). O teste verifica se há d-dímero no sangue, biomarcador que indica a ativação do sistema de coagulação. Quanto mais alto os níveis, mais indícios prognósticos para uma variedade de doenças, como o AVC. O teste tem sensibilidade de 97,4% e especificidade de 98,1%.

Há 18 anos a MedLevensohn trabalha em prol do bem-estar e saúde da população, principalmente para os pacientes cardíacos e com pré-disposição a doenças relacionadas ao coração. “Os pacientes cardíacos fazem parte dos primeiros grupos de brasileiros beneficiados com o trabalho da MedLevensohn. Aos poucos fomos conquistando mais produtos de excelente qualidade e que oferecem ainda mais chances de o paciente com tendência a complicações viver bem e de forma controlada”, finaliza José Marcos Szuster, CEO da MedLevensohn.