Academia Nacional de Medicina elege, hoje, nova Diretoria

A Academia Nacional de Medicina é a instituição Científica Cultural mais antiga do Brasil, e comemorou 192 anos de existência ininterruptos.

Possui 100 Cadeiras, ocupadas por Membros Titulares que ingressam na Instituição mediante apresentação de tese científicas e eleição secreta, entre os pares.

Em sua história, teve 674 médicos membros titulares e 56 Presidentes, entre eles Joaquim Cândido Soares de Meireles (Fundador), Xavier Sigaud, Barão de São Felix, Visconde de Saboya, Barão do Lavradio, Moura Brasil, Antônio Austregésilo, Fernandes Figueira, Miguel Pereira, Cumplido Santana, Deolindo Couto, Aloysio de Salles Fonseca, Pietro Novellino e Rubens Belfort.

Hoje, dia 25/11/2021, A Academia Nacional de Medicina elege a Diretoria para o biênio 2022-2023, tendo como candidato à Presidência o Médico-Urologista carioca Francisco Sampaio, que já presidiu a entidade de 2015 a 2017.

Francisco Sampaio é Professor Titular da Unidade Urogenital da UERJ, Pesquisador 1-A do CNPq e Cientista de Nosso Estado da FAPERJ. Foi Coordenador da Cirurgia na CAPES por 6 anos e meio e Editor da Revista Internacional de Urologia da SBU por 11 anos.

Possui mais de 100 capítulos de livros, 1 livro no exterior, mais de 250 artigos internacionais e orientou mais de 90 teses de Mestrado e Doutorado.

Foi apontado entre os 600 Cientistas de Instituições Brasileiras, de todas as Áreas do Conhecimento, que estão elencados entre os mais influentes do mundo, os top 2% da Tabela-S6-career-2019 (Journal Plos Biology, outubro de 2020).