Por:

65% dos brasileiros têm uma baixa qualidade de sono

Ao contrário do que todos pensam, dormir não tem sido tarefa fácil. Uma recente pesquisa realizada pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) mostrou que os brasileiros vêm sofrendo com noites mal dormidas. Com o nome de Mapa do Sono dos Brasileiros, encomendada pela biofarmacêutica Takeda, contou com 2.635 entrevistas no país, incluindo homens e mulheres acima de 18 anos, de diferentes classes – A, B e C.

O preocupante foi que a pesquisa apontou que 65% dos brasileiros têm uma baixa qualidade de sono, mas apesar disso, apenas 7% das pessoas que sofrem com esse problema realmente procuram profissionais médicos, deixando a qualidade do sono em segundo lugar quanto a outros problemas de saúde.O estudo também apontou que 34% dos entrevistados reconhecem ter insônia, ainda que apenas 21% tenham o diagnóstico preciso da doença.

“Com a pandemia, os quadros de insônia aumentaram. Isso é um reflexo de todo o estresse que estamos vivendo nesse período. O que é preocupante, uma vez que a qualidade do sono afeta diretamente a nossa saúde”, explica o Dr. Leonardo Leibovic, clínico geral e geriatra.

A médica Flávia Cohen, especialista em Infectologista, medicina integrativa e ortomolecular, Presidente da Câmara Técnica de Infectologia de todos os hospitais do Rio de Janeiro (Regional RJ ) alerta que um dos fatores que mais afetam na hora da qualidade do sono é a presença de aparelhos eletro eletrônicos no quarto. - “Vários estudos mostram que a luz azul, emitida por telas de celular, computadores e tablets prejudicam a liberação de hormônios que desencadeiam o sono”, orienta.

Para uma noite mais tranquila Flávia Cohen recomenda dormir no escuro e em silêncio. “Comece reduzindo as luzes acesas cerca de duas horas antes do horário de dormir para que seu cérebro entenda que você está relaxando e está chegando a hora descansar. O ideal é que você opte por não assistir a filmes, séries, vídeos, mas, se ainda assim quiser, escolha programas mais leves, sem imagens chamativas e sem sons que possam ser perturbadores, como gritos, músicas animadas e efeitos sonoros estrondosos.

Outro hábito recomendado pela médica é tomar sol diariamente. “Tomar sol diariamente também é algo que melhora a qualidade do sono. É um hábito que ajudará seu cérebro a entender a diferença entre os períodos de vigília, ou seja, de dia, e repouso, de noite”, orienta.

O médico endocrinologista Henrique Passos recomenda que pessoas que sofrem de insônia evitem a ingestão de alimentos pesados à noite e não comer muito antes de deitar.

 “Alimentos muito pesados, por exemplo, têm uma digestão mais difícil. Por isso, o ideal é não consumi-los à noite para evitar a insônia ou um sono de baixa qualidade”, explica.

Outra dica do médico é não tomar mais café a partir das 14 horas: "O café, refrigerantes, chá preto, chimarrão e até o chocolate são estimulantes. O ideal é evitá-los pelo menos nas 6 horas que antecedem o sono”.

O neurocirurgião Dr. Haroldo Chagas, especialista em coluna, faz outro alerta importante: um travesseiro inadequado pode ser o motivo para um sono ruim, além de trazer complicações como dores nas costas, pescoço e cabeça.

“Assim como o colchão, o travesseiro deve ser escolhido com atenção. Isso porque ele não se trata de um mero apoio para a cabeça. Sem uma estrutura adequada, o travesseiro pode ser responsável por dores como: cervicalgia, cefaléia, torcicolos, formigamentos nos braços e mãos. O importante é que ele se adapte à necessidade individual, observar a distância entre a face e o ombro ao se deitar e, quando se está de costas, deve-se ficar atento à coluna cervical, que não pode ficar hiperextendida nem hiperflexionada. Ou seja, apesar de seu gosto, lembre-se da regra principal: observar a distância entre o ombro e a face. Usar outro travesseiro entre os joelhos ajuda a aliviar a pressão nessa área e fará o alinhamento do quadril e a região lombar, permitindo uma noite de sono ainda melhor. Evite dormir de bruços pois pode prejudicar a sua coluna. Se for inevitável, utilize um travesseiro baixo no pescoço e outro sob a região abdominal para aliviar a pressão lombar”, orienta.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.