Por:

Mais de 11% da população brasileira nunca foi ao dentista

Apesar do Brasil ser um país referência quando falamos de tratamentos dentais, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 11% da população nunca foi ao dentista. Entre eles, 2,5 milhões são adolescentes. Oito milhões de brasileiros, com mais de 30 anos, já usam prótese e três em cada quatro idosos não possuem dentes. Estima-se que apenas 15% da população cuide da saúde bucal regularmente.

“A limpeza diária faz parte da rotina básica de cuidados para garantir que a saúde bucal esteja em dia, devemos escovar os dentes, passar fio dental e enxaguante bucal diariamente. Essa rotina ajuda a prevenir doenças como cárie e gengivite, além de fazer a limpeza básica”, explicou a dentista Rita Ventura.

Existe um ditado que afirma que a saúde começa pela boca, por isso, Rita Ventura porquê ele está correto. Confira, abaixo, 5 razões para você dar uma atenção maior à sua saúde bucal!

1.       Sorriso impecável: “Dentes brancos e saudáveis ajudam a melhorar a sua imagem. Essencial para quem quer causar uma boa impressão, ser mais atraente e até mesmo passar uma imagem de cuidado e higiene.

2.       Evitar doenças na região da boca: “A higiene bucal ajuda a evitar doenças como:  gengivite, cárie e outras doenças relacionadas com a má higienização da região bucal também são um ótimo motivo para você começar a dar mais atenção à saúde bucal. Essas condições clínicas podem ser responsáveis por problemas ainda maiores, como mau hálito, infecções generalizadas e, até mesmo, doenças cardiovasculares”.

3.        Evitar dores e sensibilidade na região dos dentes: Visitas frequentes ao dentista podem ajudar a diagnosticar situações como o bruxismo. Além das dores na região da arcada dentária, a visita ao dentista também pode identificar possíveis causas de hipersensibilidade nos dentes, evitando desconfortos ao se alimentar ou beber algo”.

4.       Evitar problemas de fala e mastigação: “Uma simples cárie se não tratada pode gerar um quadro de reabsorção dentária, pode ser um grande problema para duas ações imprescindíveis na nossa qualidade de vida: a mastigação e a fala. Problemas na arcada dentária podem prejudicar a mastigação correta (interferindo, inclusive, na absorção de determinados nutrientes), assim como afetar a capacidade de comunicação (visto que usamos os dentes para dar suporte à língua e emitir determinados sons).

5.       Economizar e prevenir doenças: “Prevenir também significa economizar e fazer uso inteligente dos seus investimentos em saúde, para não ter que usar suas reservas em procedimentos de emergência que só se manifestaram por um descuido contínuo com a saúde bucal. Lembre-se disso na hora de pensar em postergar a sua próxima visita ao dentista, combinado?”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.