Tumulto no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla

Um grupo de seis pessoas provocou uma confusão em uma das alas restritas do Hospital municipal Ronaldo Gazolla, unidade de referência no tratamento da Covid-19 no Rio, na tarde desta sexta (12). De acordo com relatos de profissionais feitos ao Jornal Extra, uma mulher, pertencente ao grupo, muito alterada, teria chutado portas, derrubado computadores e tentado invadir leitos de pacientes internados.

As pessoas que provocaram o tumulto eram parentes de um paciente que morreu por covid-19 na unidade na manhã desta sexta. Eles ficaram revoltados com a perda e gritaram pelo quinto andar da unidade que tinham direito de verificar os leitos, para ver se estavam mesmo ocupados, e por vezes, ainda segundo relatos reproduzidos pelo Jornal Extra, também gritavam: "Mentira! Mentira!"

Em nota, a Secretaria municipal de Saúde esclareceu o que ocorreu foi um tumulto causado por cinco pessoas de uma mesma família que, desesperadas ao receberem a notícia da morte de uma parente internada no local – uma senhora de 56 anos, ocorrida nesta manhã – entraram alteradas na unidade, quebraram uma placa de sinalização e bateram uma porta, causando danos. A secretaria também disse que vigilantes, guardas municipais de uma viatura que fica baseada no hospital e integrantes da equipe assistencial ajudaram a contornar a situação. Uma das pessoas da família, uma mulher, precisou ser medicada para se acalmar.