Médico esclarece questões sobre a obrigatoriedade ou não da vacina contra a covid-19 no Brasil

O debate sobre a obrigatoriedade ou não da vacina contra a covid-19 parece não ter fim. O presidente Jair Bolsonaro já disse que é contra a obrigatoriedade. Em São Paulo, o governador João Doria (PSDB), já afirmou diversas vezes que a vacinação no estado será obrigatória, mas ainda publicou nenhum decreto, ou mesmo definiu quais possíveis penalidades para quem descumprir a regra.

No Rio de Janeiro, a proposta para tornar a vacinação obrigatória está em pauta na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Em todo o mundo há o debate quanto à obrigatoriedade da vacinação contra a covid-19, mas sem legislações específicas, por enquanto. Em países da Europa, como Alemanha e Itália, a imunização contra o sarampo é obrigatória. Quem descumprir recebe sanções e até multa.

Confira a entrevista com o médico José Roberto Zimmerman, alergista da Alergo Ar, sobre a obrigatoriedade da vacina:

Qual a importância de conscientizar a população sobre o uso das vacinas?

O melhor medicamento é a vacina porque estamos prevenindo, evitando a doença, que sabemos, tem uma evolução imprevisível. Os pais que não vacinam filhos contribuem para que doenças já erradicadas, como por exemplo o sarampo, reapareçam, como temos observado, com diversos casos graves e até mesmo fatais. O Covid 19- a imunização pela vacina e as infecções contribuem para a imunização em rebanho. Quanto mais se vacina, mais cedo ocorre essa imunização em rebanho.

Quais os riscos e consequências que os pais correm por não vacinar os filhos?

Os pais que não vacinam filhos contribuem para que doenças já erradicadas, como por exemplo o sarampo, reapareçam, como temos observado, com diversos casos graves e até mesmo fatais.

O quanto o indivíduo pode prejudicar a população ao não tomar a vacina imunizador?

 A imunização pela vacina e as infecções contribuem para a imunização em rebanho. Quanto mais se vacina, mais cedo ocorre essa imunização em rebanho.

Na sua concepção, a vacina deve ser obrigatória?

O melhor que tornar a vacina obrigatória seria fazer uma campanha ampla de vacinação enfatizando que se vacinar é pensar nos outros.

Existe algum risco ou cuidados a serem tomados, nas primeiras vacinas que chegarem a população

Cuidados com as novas vacinas- elas diferem quanto ao seu mecanismo de ação: vírus inativado, Proteina Spike do Corona vírus e RNA mensageiro. As primeiras vacinas serão as menos elaboradas. O ideal é aguardar de 1 a 3 meses para verificar proteção e efeitos colaterais.