Esperança está a caminho

Os dois milhões de doses da vacina contra a covid desenvolvida pela Astrazeneca em parceria com a Universidade de Oxford, que serão importadas da Índia para o Brasil, devem desembarcar no Rio de Janeiro na tarde do próximo sábado (16). No domingo (17), a Anvisa vai decidir sobre a liberação para uso emergencial de vacinas contra o coronavírus no país.

São dois pedidos à espera de aval. O primeiro foi feito pelo Instituto Butantan, para o uso de 6 milhões de doses da vacina CoronaVac que foram importadas da China ainda no ano passado. O segundo pedido de autorização é da Fiocruz para o uso dessas duas milhões de doses da vacina de Oxford.

O Ministério da Saúde avalia marcar o início da imunização em um evento no Palácio do Planalto na terça (19) com governadores. A ideia é vacinar um idoso e um profissional de saúde – a agenda, porém, ainda não foi confirmada. Atualmente, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, enfrenta críticas por não dar uma previsão exata para o início da imunização, dizendo apenas que deve ocorrer no “dia D” e na “hora H”.

O imunizante será trazido pela companhia aérea Azul em parceria com o governo federal, em um único voo. Um Airbus A330neo, a maior aeronave da frota, decola do Recife hoje (14) rumo a Mumbai, na Índia para buscar a carga estimada em 15 toneladas. O avião será equipado com contêineres que garantem a temperatura das doses.