Alunos da enfermagem: protagonistas na linha de frente do combate ao covid-19

Segundo pesquisa da empresa de recrutamento online Catho, o cargo de técnico em enfermagem apresentou um crescimento no número de vagas de emprego de 314%. O levantamento analisou a abertura de vagas no primeiro trimestre do ano, mostrando um aumento de mais de 300% na busca por profissionais da área da saúde, o que ampliou o espaço de trabalho para enfermeiros e técnicos de enfermagem. O estudo compara os meses entre março e julho de 2020 com o mesmo período do ano passado. Vale destacar que muitos formandos estão saindo das salas de aula diretamente para atuar na linha de frente do combate ao vírus e à pandemia, cuidando dos pacientes.

 

No último ano dos cursos técnicos da área da saúde, da Rede Daltro Educacional: técnico em enfermagem e o de radiologia, se mantiveram resistentes superando todas as expectativas para Teresa Daltro, CEO da Rede Daltro. No primeiro e segundo semestres de 2019, os cursos aconteceram à distância, o chamado EAD, que deixou de ser uma opção e virou regra este ano devido à pandemia do coronavírus. E a migração para o ambiente virtual de aprendizagem aconteceu em pouco tempo e, após praticamente um ano de ensino remoto, é uma realidade.

 

Teresa avalia, que no início da pandemia do covid-19, as aulas online geraram uma certa desconfiança entre os alunos do curso, mas, ao fim do ano letivo, que contou com ensino híbrido a partir de outubro, o profissionalismo do seu corpo docente aliados à vontade dos alunos em fazer a diferença durante a grave crise sanitária venceram as desconfianças tornando os alunos em Técnica de Enfermagem e em Radiologia da Rede Daltro, protagonistas na linha de frente do combate ao coronavírus.

 

Teresa explicou, que foi um desafio para ambos os lados: "Coube aos professores o aprimoramento das ferramentas digitais para o melhor uso dos métodos de ensino a distância, enquanto os alunos também tiveram que se adaptar às novas dinâmicas de transmissão de conhecimento. E estão todos de parabéns! Tivemos aulas remotas até outubro, quando aliamos às ferramentas digitais, o que chamamos de "laboratório de campanha", uma criação necessária em nossas unidades Taquara e no Méier, para dar sequência às aulas presenciais sem que houvesse aglomeração.

 

Este ano, o próximo ciclo do curso de técnico em enfermagem e o de radiologia começam dia 8 de fevereiro, também de forma híbrida, com turnos manhã, tarde e noite, nas duas unidades.

 

Contamos com todo o aprendizado adquirido ao longo deste ano em que todos nós enfrentamos esta pandemia", explica.

 

Com ensino híbrido, recém-formados atuam na linha de frente do combate ao covid-19

 

"Na minha opinião, todo o setor de educação serve de exemplo de superação - da Educação Infantil ao Ensino Superior - afinal, não estava nos planos de ninguém o que estamos vivenciando", opina Teresa Daltro, que reafirma a importância dos cursos técnicos da área da saúde neste momento.

 

"Também quero destacar o trabalho realizado por todo o corpo docente da Rede Daltro Educacional, que atuou com muito empenho em meio a tantas adversidades motivando, encorajando e mostrando a importância da profissão em meio a uma pandemia com as suas diversas complexidades e também aos alunos que encaram o desafio imposto a todos os profissionais da área da saúde, e não se abateram. Muitos já estão exercendo o estágio com acompanhamento", conta a CEO, que também não esconde o orgulho de se deparar com profissionais da instituição no mercado de trabalho.

 

É o exemplo da ex-aluna, Elisangela Alves, que, atualmente, é uma das responsáveis pelo acompanhamento dos estágios em clínica médica realizados na Santa Casa Hospital Nossa Senhora Das Dores, em Cascadura.

 

"É muito gratificante ver os nossos alunos no campo de estágio. Nosso curso forma técnicos que atuam na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, ensinando todos os cuidados de enfermagem necessários para cuidar dos pacientes em todas as etapas da vida. Isso inclui, ainda, o conhecimento técnico sobre a prevenção à contaminação ao covid-19", conclui Teresa Daltro.

 

Os interessados na formação do curso técnico em enfermagem, além do interesse na área, precisam do ensino médio ou estar cursando o ensino médio em concomitância ao curso, que segue a rigor as boas práticas de ensino exercidas pela instituição, atuando juntamente aos alunos, através do seu corpo docente e da figura do professor preceptor (orientador), no campo do estágio.

 

Já para radiologia o aluno precisa ter concluído o Ensino Médio.

 

Alunos da enfermagem: protagonistas na linha de frente do combate ao covid-19

 

Para Ewerton Artur, coordenador da supervisão dos campos de estágios da Rede Daltro Educacional, os estagiários que estão na linha de frente do atendimento aos pacientes com COVID-19 vivenciam um misto de sentimentos: ao mesmo tempo em que há o desafio, existe também um sentimento de presteza e dever cumprido muito grande.

 

"Todos os que já são formados na Teoria ou estão cursando o último período possuem conhecimento e aptidão necessários, e têm o suporte de uma equipe multidisciplinar. O fato de já estarem em campo, fazendo estágio, e muitas vezes, na linha de frente, confirma a importância da profissão. Para isso, contam com a figura do professor preceptor enviado pela instituição, que atua ao lado dos alunos juntamente com os supervisores locais de cada unidade", explica o professor Ewerton.

 

"Esses jovens alunos podem ser considerados heróis. Saem de casa focados em cumprir sua missão e se sentem como parte da Equipe, mesmo na condição de estagiários. No momento em que vestem o jaleco branco, são do time da linha de frente na guerra contra o vírus. Lidam com a covid-19 em campo e sabem que são eles que estarão sempre na linha de frente. São destemidos e amam essa profissão", conclui Ewerton Artur, que também coordena os cursos técnicos da Instituição.

 

As estagiárias Fernanda de Cassia Paixão Machado e Caroline Caroline Leite Novais falam sobre a escolha da profissão e da sua atuação durante pandemia

 

Para Fernanda de Cassia Paixão, que atualmente faz estágio com no Hospital Nossa Senhora das Dores, só faltam dois campos de estágio para concluir o curso e dar entrada no tão sonhado registro profissional junto ao Coren-RJ - Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro, a equipe que coordena o curso de enfermagem é formada por profissionais altamente capacitados, em quem ela se espelha:

 

"Tenho muito a agradecer aos meus coordenadores, que já são parte de minha história. A pandemia afetou a todos e foram 6 meses de EAD, mas, confesso que me surpreendi com as aulas online,eu tinha uma leve dúvida sobre aulas EAD,porém, foram tão boas quanto as presenciais! Quando voltamos às aulas presenciais, recebemos os EPIs da rede Daltro com todas as informações e todos os cuidados necessários. Está sendo gratificante, em meio ao caos em que o mundo se encontra, estarmos sendo preparados para fazer a diferença.

 

Sobre estar trabalhando durante a pandemia, explica que tem a ver com a escolha do curso e em ajudar a salvar vidas: "Sei que há riscos, mas estou sendo bem orientada, instruída e tendo toda proteção necessária que podemos ter durante a pandemia. Graças a Deus temos ótimos profissionais ao nosso favor, e sou apaixonada pelo meu trabalho", finaliza.

 

Caroline Leite Novais terminou sua formação em janeiro. Ela, que faz estágio no posto Hamilton Land, na Cidade de Deus, em saúde coletiva.

 

"Já terminei o estágio de Saúde mental, na Santa Casa de Cascadura e a partir do dia 21 de dezembro, começo o estágio na Maternidade Alexander Fleming. O trabalho em meio pandemia está sendo gratificante e único! Nós da equipe de enfermagem, estamos em uma guerra contra o vírus", conta Caroline, que escolheu enfermagem para ajudar o próximo e sente muito orgulho disso.