Por:

Tuberculose, uma doença silenciosa

De acordo com um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), 2 bilhões de pessoas estão com tuberculose, o que corresponde a um terço da população mundial. A maioria dessas pessoas sequer sabem que estão com a doença, mas seguem transmitindo a enfermidade.

Pensando nisso, para celebrar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose na próxima quarta (24), o SUS está oferecendo um novo exame que avalia a tuberculose latente (sem sintomas) de forma rápida e simples, além de ser reembolsado por planos de saúde (em laboratórios particulares).

O teste interferon-gama – com resultado em 7 dias – chega com a premissa de acabar com a metodologia obsoleta utilizada no SUS – o tuberculínico PPD, que ocorre em duas etapas: uma para aplicação do teste e outra para leitura e interpretação do resultado, gerando demora no diagnóstico.

“Com o interferon-gama, o processo será mais ágil. O paciente precisará se deslocar apenas uma vez ao laboratório”, ressalta Bárbara Pereira, especialista em Imuno hematologia pela UFRJ e biomédica responsável pelo setor de análises clínicas do Lach, laboratório e clínica.

A especialista ressalta que o novo método avalia o desenvolvimento da tuberculose latente, amplia a orientação clínica para o diagnóstico e diminui o aumento no número de casos.

“Diversos estudos apontam que cerca de 20% dos doentes não são diagnosticados e, muitos casos somente são descobertos após a internação ou óbito. Ter o exame disponível na rede privada com a facilidade de reembolso e, em poucos meses, ter também disponível pelo SUS, vai frear a contaminação de uma das enfermidades mais antigas do mundo”, explica Bárbara.

Hoje, o Brasil é o 18º lugar entre os países com o maior número de casos de tuberculose em todo o mundo. O Rio se destaca no quadro nacional por apresentar, historicamente, um elevado número de casos e altos níveis de contaminação pela a doença, com a média de 12 mil novos casos por ano e uma incidência de 73 doentes para cada 100 mil habitantes. Isso representa 20% das notificações no Brasil. Ou seja, mais que o dobro da média nacional, de 35 casos por 100 mil, e 700 óbitos notificados anualmente.

A tuberculose persiste como sério problema de saúde pública no Brasil e a falta de informação ainda é grande, alimentando o medo e o preconceito em relação à doença.

Vale lembrar que a vacina BCG é utilizada como forma de prevenção e oferecida em dose única pelo SUS. Nas clínicas particulares, é possível fazer o reforço com mais de uma dose, o que é comum em países como Hungria e Rússia, Tailândia, Japão, Turquia, Eslováquia, República Tcheca, Polônia e Bulgária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.