Por:

Dia Internacional da Dança – Conheça os benefícios para a saúde mental e física durante a pandemia

"Quem dança seus males espanta". Não foi atoa que durante o isolamento social as dancinhas da rede social Tik Tok explodiram e ganharam o gosto popular. A dança aumenta os níveis de endorfina e melhora o humor. A saída perfeita para eliminar o estresse e criar uma atitude positiva mesmo durante o isolamento social.

“Nessa pandemia, tivemos dois momentos na dança: o momento online, que foi muito construtivo e "ressignificante"; e o momento presencial, que foi muito bom, quando voltamos ao espaço. Devido aos números altos da pandemia, retornamos ao online. Temos que pensar que, realmente, o momento é de ficar mais em casa. É fundamental que as pessoas encontrem alguma atividade com a qual se identifiquem, para praticar durante a pandemia, para o bem de sua saúde mental. Pode ser dança ou qualquer outra atividade que te faça bem. A saúde mental tem que ser preservada, e o exercício físico ajuda demais!” - declarou Ester Gomes especialista em desenvolvimento humano.

O Dia Internacional da Dança é comemorado anualmente em 29 de abril. Dentro dos benefícios que ela traz está: estimular o cérebro e a memória, combate a depressão, melhora a postura, tonifica os músculos, favorece a perda de calorias entre outros.

A atividade é abrangente e acolhedora podendo ser praticada por crianças, jovens, adultos e até pessoas da terceira idade. Alguns dos seus ritmos são: ballet, jazz, hip hop, street dance, sapateado, dança de salão etc. Com muitos estilos a dança propõe alegria e vitalidade, não só contribuindo para a saúde física como a mental também encantando todos aqueles que decidem praticá-la.

A atriz e bailarina Ana Cecilia Mamede que teve sua primeira aula de ballet clássico aos 5 e o ingresso no jazz aos 13 compartilhou alguns dos benefícios que a dança teve em sua vida: ?São Inúmeros. A dança me deixou mais confiante, melhorou minha autoestima, me ajudou a ter domínio e consciência do meu corpo. Além de ser uma atividade que ajuda na respiração, equilíbrio, lateralidade, disciplina...¨

Além disso, Ana comentou sobre como a atividade a ajudou durante a pandemia:¨Comecei a fazer aulas de balé Fit on-line e me ajudou muito a passar pela pior fase da pandemia até aqui de uma maneira mais descontraída e até disciplinada. A dança é pura liberdade de movimento! ¨

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.