Por:

Campanha IR que Transforma 2022 já pode receber doações

Os projetos socioculturais, idealizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e aprovados na Lei Federal de Incentivo à Cultura, já podem receber doações por meio do IR que Transforma. Com o programa, é possível converter até 6% do imposto de renda devido a um projeto da escolha do contribuinte.

A legislação também permite que aqueles que têm o imposto de renda a receber participem do programa e tenham dedução fiscal de 100% do valor destinado. Nesse caso, o percentual doado será devolvido integralmente no momento da restituição do IR. Em ambos os casos, para que a doação seja possível, basta que a declaração seja feita no modelo completo de tributação.

Atualmente, os doadores podem escolher um dos cinco projetos: Ciência Móvel, Mulheres & Covid-19, Museu da Vida, Orquestra do Palácio e Sons e Imagens da Bahia.

1. Ciência Móvel: O Ciência Móvel é um museu itinerante com exposições, oficinas circenses, apresentações teatrais, e equipamentos interativos. O caminhão viaja a diversas cidades da região sudeste, promovendo descobertas e encantando crianças e adultos, ao mesmo tempo em que aproxima a ciência ao nosso dia a dia. 

2. Mulheres & Covid-19: O Mulheres & COVID-19 será um documentário que abordará os impactos da maior crise mundial de nosso século, com relatos de mulheres indígenas, quilombolas e profissionais de saúde que em situações diferentes enfrentaram a pandemia. Será um registo único que contará um momento marcante na história do país e do mundo, na perspectiva da mulher brasileira. Além disso, A partir da experiência dos profissionais envolvidos nas filmagens serão produzidas oficinas de produção de documentários para estudantes da rede pública a fim de fomentar o interesse na formação artística e cultural.

3. Museu da Vida: O Museu da Vida é um espaço interativo onde é possível visitar lindas exposições, assistir espetáculos teatrais, conhecer edificações históricas, fazer trilhas e muito mais. O espaço é um dos poucos equipamentos culturais do subúrbio carioca com uma programação sempre renovada e gratuita.

4. Orquestra de Câmara do Palácio: Desde 2013, o projeto oferece formação gratuita e de excelência, em violino, violoncelo, viola, violão erudito, contrabaixo acústico, flauta transversa e clarinete, a crianças, adolescentes e jovens estudantes da rede pública de ensino. Em sete anos de atuação, já são muitas as histórias de superação para se contar e, com sua doação, fortaleceremos ainda mais esta iniciativa de cidadania e transformação através da música.

5. Sons e Imagens da Bahia: Nesse projeto, as produções audiovisuais e digitais estão em foco. Jovens e adolescentes das escolas públicas de Salvador, na Bahia, poderão participar de oficinas de capacitação para que no futuro possam trabalhar na área, planejando e produzindo conteúdo.

Para conhecer mais sobre o programa e os projetos apoiados, visite o site irquetransforma.org.br. Lá é possível simular o potencial de doação, a partir do valor do imposto de renda devido ou restituído, usando os dados da última declaração entregue à Receita Federal. Com uma simples ação, o seu imposto de renda pode fortalecer a cultura de nosso país e transformar vidas.

O IR que Transforma é um programa lançado pela Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional (VPGDI/Fiocruz), por meio do Escritório de Captação de Recursos da Fiocruz.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.