Por:

Saiba como não surtar com a “melancolia de Natal”

Final de novembro e as luzes do pisca- pisca já estão espalhadas por todo lugar. O famosos amigo oculto já foi sorteado e as árvores de Natal já estão presentes na decoração. Há quem conte os dias para a chegada do combo natalino. Mas há também que sofra muito com a chegada do fim do ano. Conhecida como “melancolina natalina”, a famosa tristeza de fim do ano, causa desconforto emocional e pode ocorrer por diversos fatores como: o luto pela morte de um ente querido, a perda de um emprego, uma separação, uma doença ou até mesmo a fadiga de um ano exaustivo e o estresse financeiro podem evidenciar uma realidade de que não se consegue afastar, por mais feliz e próxima do ideal que seja a reunião familiar.

Uma pesquisa conduzida pela International Stress Management Association (Isma), no Brasil, mostrou que o nível de estresse do brasileiro sobe, em média, 75% com a chegada do dia 25 de dezembro. Ainda de acordo com o estudo, a carga de ansiedade e preocupação durante as festividades natalinas é maior do que em qualquer outro período do ano.

A teóloga e influenciadora digital, Gabriela Lopes, que lançou o livro “Não é só o caos-Há um recomeço” te ajuda com 5 dicas para superar a melancolia de fim de ano:

1.Cuide-se. Ame-se
“Esteja perto das pessoas que te amam. Não fuja, não se esconda, não sinta vergonha de estar com seus amigos e familiares. O amor se torna um muro de proteção ao nosso redor. Cuide-se. Ame-se. Valorize suas qualidades e trabalhe seus defeitos. A dor nos torna sensíveis e com isso conseguimos observar as coisas com mais sabedoria. Você está sendo aperfeiçoado para sua nova vida".

2.Elogie-se
"Pense sobre suas qualidades, pense em quais coisas você é insubstituível e potencialize isso em sua mente. Eu sei que você tem defeitos, todos temos, mas já parou para pensar em quantas qualidades existem aí dentro?

3.Foque no que deu certo
Gabriela falou que precisamos valorizar as coisas boas: "Ao avaliar o caos da sua vida, tente extrair coisas boas dele. Para o que serviu todo esse turbilhão de problemas? Em quais áreas essa situação te melhorou? O quanto você amadureceu, se tornou mais forte? Eu sei que o caos apavora a gente, mas para recomeçar você vai precisar olhá-lo por outro ângulo.".

4.Seja gentil com você mesmo
A escritora falou que precisamos nos tratar com carinho e cuidado: "Não se castigue pelo que não deu certo, mesmo que isso tenha uma grande parcela de culpa sua. Você está mais experiente agora. O tempo que você perde se castigando, pode utilizar refazendo o caminho e agora com toda a sabedoria que adquiriu após seu trauma.".

5.Cuide do seu corpo
Ela sugeriu você investir em atividades físicas: "'Eu odeio academia!', já ouvi muito isso. Mas atividades físicas não se faz só em academia. Descubra algo que você goste, um esporte, uma dança, corrida… só não pode ficar parado aí. Mexa-se! A vida está em movimento e você precisa acompanhá-la.".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.