Dia dos Namorados: como fazer um relacionamento dar certo?

54% dos brasileiros não estão num relacionamento consolidado. Mas por que isso acontece? O ditado de “no começo tudo são flores”, que é constantemente usado para falar sobre relacionamentos, pode ser a explicação para esse dado. O carinho, o afeto, a emoção dos primeiros meses de um namoro podem ficar menos frequentes ao longo dos anos, não deixando o companheirismo jogado de lado, mas sem a mesma intensidade. Para evitar que uma separação ocorra, o que deve ser feito para manter um relacionamento onde ambas as partes estão felizes?

"Após tanto tempo juntos, num relacionamento, é muito comum que os casais se acostumem com a rotina, o que pode fazer com que se esqueçam de surpreender o parceiro(a), deixando de fazer pequenas ações que são importantes, como um jantar romântico, com isso o casal vai se tornando cada vez mais amigos e envolvidos com os compromissos do dia a dia deixando o toque de paixão de lado", explica a reprogramadora mental Ivana Cabral.

Ivana também aconselha fazer programas que eram realizados no início do relacionamento, como sair para ir ao cinema, ir jantar num restaurante especial, além de também ter uma consistência na forma de agir, ceder quando estiver rígido, conhecer as necessidades do seu companheiro, a flexibilização é importante.

Um relacionamento hétero pode ser complicado, mas um namoro LGBTQ+ pode ser ainda mais difícil, o ativista Fernando Bertozzi, dá dicas para manter a relação saudável. "É preciso entender que um casal é feito por dois seres humanos diferentes, mas que precisam ter os mesmos objetivos na vida. Se algum quer uma vida mais baladeira, e outro gosta de ir ao cinema e eles estão em consenso, então ok. Mas se o seu jeito o incomoda e você não tem o objetivo de mudar, não adianta porque uma hora pega fogo. O ditado "os opostos se atraem" nem sempre funciona e o diálogo é a base de tudo", afirma.

Guardar mágoas por ações ou por falas que não foram nada agradáveis pode ser um grande problema num relacionamento, psicólogos indicam uma conversa franca e sincera para conseguirem resolver os problemas e estabelecer regras de convivência que irão deixar a relação menos turbulenta.