Por:

Eurico Gaspar Dutra relata as ações dos pracinhas na Itália

 Em 1944, com a Segunda Guerra Mundial se encaminhando para um desfecho, o Correio da Manhã publicou relatos do então ministro da Guerra, general Eurico Gaspar Dutra, em relação às ações dos pracinhas brasileiros no “front” italiano, elogiando a rápida adaptação dos soldados, bem como as tomadas de Monte Castelo e das cidades de Pescara e Bolonha.

Além disso, a cobertura ampla do jornal sobre o acontecimento destacava as derrotas do Japão no Oceano Pacífico para os EUA, pelo controle das Filipinas; o domínio da União Soviética na Noruega na batalha de Insterburg; a vitória do exército do Reino Unido, sob o comando do general Bernard Montegomery, na Holanda, proporcionada pela invasão à península de Berveland; e a incitação do rei Haakon, da Prússia, para que o povo apoie a URSS contra a Alemanhã.

Mesmo com essas derrotas, o exército alemão continuava resistindo, com o fogo cruzado na fronteira da Espanha e a tomada de Andorra. Ainda no quesito internacional, a acirrada disputa entre Franklin Delano Roosevelt e Thomas Edmund Dewey pela presidência dos EUA.

No Brasil, o Correio dava uma ampla cobertura para a Semana da Economia, promovida pela Caixa, em que foram feitas homenagens para professores, militares e jornaleiros, juntamente com distribuição de prêmios. Soma-se também a reportagem do batismo do primeiro avião Catalina da frota de cargueiros da Viação Aérea Santos Dumont S.A. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.