Por:

Paulo de Frontin e Raul Barroso se elegiam deputados federais

O destaque nacional do Correio em 1919 foi a cobertura completa das eleições na câmara dos deputados. Paulo de Frontin foi o vencedor no primeiro distrito com larga vantagem, e seu partido (Partido Republicano do Distrito Federal) conseguiu eleger a maioria dos intendentes municipais. Raul Barroso venceu no segundo distrito.

Na parte esportiva, o jornal divulgava resultados dos campeonatos estaduais de futebol, tênis e polo aquático, juntamente com os das corridas de cavalos (turf), realizadas no Jockey Club, na Gávea.

Já na cobertura mundial, os principais assuntos do jornal estavam voltados para guerras. Naquele tempo, tratados de paz da Primeira Guerra Mundial eram ratificados, como o que foi assinado um entre a Áustria e a Tríplice Entente (França e Inglaterra). A situação na União Soviética, com a Guerra Civil e disputa pelo comando do soviete de Petrogrado entre mencheviques e bolcheviques, também era destaque.

Ainda nesse quesito de conflitos armados, a questão da independência da província de Fiume ganhou seus capítulos finais, com a manutenção da cidade sob domínios italianos. Falando sobre a Itália, o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, rejeitou o acordo proposto pelo país europeu para resolver os problemas no mar Adriático. Wilson, além de solucionar esse contratempo externo, tinha que arrumar outro interno, que era a greve dos mineiros no meio-oeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.