Pesquisa mostra que brasileiro se distrai frequentemente com o celular

Por Ricardo Ampudia (Folhapress)

O brasileiro tem passado tempo demais prestando atenção ao telefone. É o que diz uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte, divulgada nesta terça-feira (29) durante a feira de tecnologia Futurecom, em São Paulo.

Segundo a análise, que entrevistou 2.000 pessoas de 18 a 55 anos sobre seus hábitos de consumo e uso de tecnologia, mais da metade dos entrevistados afirmou que usam o telefone quase sempre ou frequentemente enquanto conversam com amigos e familiares.

As redes sociais também são checadas com uma frequência bastante alta. Oito em cada dez entrevistados afirmaram conferir o Whatsapp mais de uma vez por hora, o índice cai para 45% com o Facebook e 36% no Instagram.

As redes sociais de namoro são os com mais respondentes que afirmam nunca terem utilizado. "Apesar desse índice de negativas, estes aplicativos têm crescido em público nos últimos anos. Nossa análise é de que admitir o uso destes apps ainda é mal visto. Conforme for se naturalizando, o número deve mudar", afirma Clarissa Gaiatto, diretora de Transformação Digital da Deloitte.

Ainda na competição pela atenção do usuário, 38% dos respondentes dizem usar o smartphone enquanto dirigem e 24% afirmam se distrair com frequência com o celular no trabalho.

Mas o oposto também é verdadeiro: 66% dos brasileiros entrevistados usam o aparelho para fins profissionais fora do horário de trabalho.