Mate de praia vira negócio de impacto social

“Se a vida nos dá limão é para colocar no mate”, diz Rodnei da Silva Moreira, empreendedor do Nei Mate, produto que logo ficou famoso nas praias de Ipanema e Leblon, tanto pela qualidade da bebida, como também pelo entusiasmo e carisma do seu vendedor.

O Nei Mate enfrentou a crise da pandemia com inovação ao criar um plano de assinatura e o serviço de entrega delivery, realizado pelo iFood, Whatsapp e Instagram Direct. “Agora, o mate gelado da praia vai até a sua casa ou local de trabalho” garante o empreendedor do negócio.

Após se graduarem em um curso de capacitação realizado pela Coordenação de Empreendedorismo da PUC-Rio (CEMP), Rodnei e sua sócia e esposa, Gabriela Mello Moreira, se credenciaram para iniciar, em dezembro do ano passado, um processo de germinação virtual no Instituto Gênesis PUC-Rio – incubadora de empresas da Universidade –, que está desenvolvendo cinco negócios de impacto socioambiental em parceria com a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

O empreendimento de Rodnei e Gabriela ganhou prestígio também pela inovação de vender o famoso mate de praia em espaços alternativos, como na entrada da PUC-Rio, eventos corporativos e festas em residências e locais públicos.

Rodnei iniciou a sua trajetória, em 2015, na praia de Ipanema, local que frequentava até então como jogador de futsal. Com o diferencial da sua animação e carisma, ele logo conquistou uma clientela cativa, consolidando a marca Nei Mate e expandindo sua atuação para o Leblon.

Segundo Rodnei, um dos principais desafios enfrentados pelo Nei Mate era a sazonalidade das vendas da bebida, que registrava bons lucros apenas nos períodos de sol e calor. “As vendas só eram realmente lucrativas no verão, quando, em alta temporada, as praias ficam lotadas de cariocas e turistas, enquanto no resto do ano o número de banhista é bem incerto”, comenta Nei – apelido que virou marca registrada do seu mate.

Quando percebeu que seus produtos e serviços tinham demanda e qualidade garantidas, Nei teve a ideia de procurar outros locais para comercializá-los. Da praia, ele passou a vender mate no portão da PUC-Rio.

O Nei Mate logo formou um quadro de clientes fidelizados formado por alunos, professores e funcionários da universidade. Em pouco tempo, ele já oferecia cartões de fidelidade para estimular em seus clientes o hábito salutar de beber mate com maior frequência. Além disso, ele personalizou o marketing do seu negócio produzindo camisetas, bonés e garrafas com a logomarca do seu empreendimento.

Ao longo de seis meses, o Nei Mate receberá assessoria de gestão, financeira, jurídica, marketing e de comunicação, além do apoio e suporte técnico dos consultores do Instituto Gênesis PUC-Rio para a modelagem do negócio e escalabilidade no mercado. Nei, Gabriela, e Lorena – a filha do casal, de cinco anos – transmitem toda a positividade desse negócio de impacto social, feito com uma bebida que tem tudo a ver com o carioca. “Eu sonho acordado, e agora com a germinação no Instituto Gênesis PUC-Rio, o Nei Mate vai decolar com toda força”, conclui Nei.