Clínica promove curso on-line de psicanálise

 

A pandemia da Covid-19 vem produzindo grandes impactos em nossa estrutura emocional – nem todos, felizmente, negativos. De um lado, a doença trouxe um aumento nos casos de transtornos psíquicos, como depressão e ansiedade, mas, por outro, despertou em muitas pessoas um desejo pelo autoconhecimento, uma necessidade de entender os mecanismos que regem nosso pensamento e comportamento. Não por acaso, tanto a busca por tratamento profissional quanto a procura por informação confiável sobre o assunto aumentaram consideravelmente.

Diante desta demanda, o Centro de Estudos da Clínica Jorge Jaber, em parceria com a Escuela Psicoanalitica Argentina, começará em agosto o curso online “Introdução à Formação de Psicanalistas”, ministrado pelo psicólogo e psicanalista Gastón Sal e pelo psiquiatra e professor da PUC-Rio Jorge Jaber. O conteúdo é voltado a dois públicos básicos: futuros profissionais da área e os que simplesmente se interessam pelos seus conceitos e aplicações na vida cotidiana.

Doutor em psicologia pela Universidade Nacional de Rosario, o argentino Gastón Sal diz que o curso, de 16 aulas semanais, é uma introdução às ideias desenvolvidas por Sigmund Freud no final do século XIX, e servirá como pré-requisito para a formação completa em psicanálise, que permite a atuação como profissional na área. “O psicanalista não precisa necessariamente ser médico”, explica. “O curso integral, que começará em 2022 e terá três anos de duração, vai incluir todas as etapas para o reconhecimento formal como psicanalista”, completa.

“Os participantes da formação da Escuela Psicoanalitica Argentina estarão aptos a atuar dentro do modelo da Associação Internacional de Psicanálise, fundada pelo próprio Freud e que hoje tem mais de 12 mil integrantes”, explica o médico Jorge Jaber, que tem especialização pela Universidade de Harvard. Ele participará como coordenador dos grupos de estudo, em que os alunos discutem e aprofundam os conhecimentos. “Ao final, eles produzirão trabalhos acadêmicos, apresentados em um seminário organizado pelas duas instituições”, afirma.

Este curso introdutório terá encontros às terças-feiras, de 19 às 20:30 horas, transmitidos pelo Facebook, num total de 24 horas de aprendizado. As aulas ficarão gravadas, podendo assim ser assistidas posteriormente. O objetivo, segundo Jaber, que há mais de 30 anos se dedica à formação de terapeutas em dependência química, é “oferecer ao maior número de pessoas a compreensão dos conceitos psicanalíticos, inclusive sua utilização em terapias e na própria vida”. Mais informações sobre o curso e inscrições estão disponíveis no grupo “Escuela Psicoanalitica Argentina” no Facebook – https://cutt.ly/Im11daC – e nas redes sociais da Clínica Jorge Jaber.