Correio Nacional: confira as principais notícias do país desta quinta (1º)

Mata Atlântica

As cidades que mais desmataram a Mata Atlântica, entre 2019 e 2020, concentram-se em Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso do Sul, diz o Atlas dos Municípios da Mata Atlântica, relatório da ONG SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Destruição

Os dez municípios que mais desmataram concentram 21% da destruição no bioma, que somou 13.053 hectares no período citado. O líder na destruição foi, ironicamente, a turística Bonito (416 hectares).

Exemplos ruins

Em seguida, aparecem Águas Vermelhas (MG), e Wanderley (BA), com, respectivamente, 369 e 350 hectares derrubados. Nenhuma capital está no top 100 dos municípios com mais desmate.

Verba para obras

Com respaldo do presidente Jair Bolsonaro, o ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) quer que o Ministério da Economia libere mais de R$ 2 bilhões para evitar a interrupção de obras em rodovias.

Urgência

Do total, pouco mais de R$ 1 bilhão precisaria chegar nos próximos dias. O valor representa um impulso para o Ministério da Infraestrutura de mais de 30% nas despesas discricionárias (as não obrigatórias).

Cotados no STF

O ministro Marco Aurélio afirmou que o advogado-geral da União, André Mendonça, e o procurador-geral da República, Augusto Aras, são bons nomes para sucedê-lo no Supremo Tribunal Federal.

Aposentadoria

A afirmação foi dada hoje (1) na sessão realizada para homenageá-lo pelos 31 anos como ministro do STF. Marco Aurélio irá se aposentar compulsoriamente em 12 de julho, ao completar 75 anos.

Novo posto

Já o ministro Nunes Marques foi eleito presidente da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), seguindo o sistema de rodízio. Ele assume o lugar deixado pelo ministro Gilmar Mendes.

Divisão

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) informou que o presidente do tribunal, ministro Humberto Martins, e o vice-presidente, ministro Jorge Mussi, dividirão as atribuições do plantão de julho.