Cultura | Versos de cordelistas chegam à esfera digital

Não é de hoje que a literatura de cordel faz o coração do pesquisador Fernando Assumpção bater na cadência das rimas. Nos idos de 2010, ele atuava na equipe que batalhou, junto ao Iphan, para emplacar, em 2018, o cordel como patrimônio imaterial da Brasil.

Agora, Fernando sonha em tocar a Amo Cordel, uma associação fundada por ele e já repleta de projetos que valorizam a manifestação cultural que teve início em Portugal, no século XII, com os trovadores medievais. O primeiro deles vêm aí: Encontro Virtual com Poetas Populares. Ao todo, o projeto vai apresentar os versos e a prosa de 16 grandes cordelistas – do sergipano octogenário João Batista Melo, com mais de 150 livretos publicados e carta da ONU, até o capoeirista carioca Victor Lobisomem, beirando os 50 anos – alinhavados em oito temas, com dois artistas por vez, em conversas ao vivo mediadas por estudiosos e conhecedores deste universo.

Os encontros serão realizados entre os dias 6 de março e 24 de abril, todos os sábados dos dois meses, sempre às 16h, no canal oficial no YouTube, com acesso livre.
“O Cordel é uma arte em constante renovação. E estamos animados em trazer um bem cultural desse quilate para o formato das lives, um jeito de continuar falando com as pessoas nesta crise sanitária mundial. Pensei em temas ou muito visitados ou que, de certa forma, despertam o interesse de boa parte dos poetas, sempre pensando em conquistar mais leitores”, comenta o curador. “Foi divertido escolher a dedo os assuntos e os cordelistas. Esperamos que o público também se divirta!”, completa Fernando Assumpção.