Hoje é o último dia do mês para pagar o Darf referente as operações de outubro

O pagamento do documento de arrecadação de receitas federais (DARF) sobre o lucro das operações na bolsa de valores é uma das obrigações do investidor desse mercado. O tributo, que deve ser calculado e pago mensalmente sobre o lucro acumulado do mês anterior, é de 20% para as transações de day trade e 15% no swing trade. Dessa forma, para se manter em dia com a Receita Federal, todo investidor deve calcular, emitir e pagar o DARF sobre as operações lucrativas até o último dia útil do mês seguinte das operações realizadas. A forma de fazer isso é bem simples e, atualmente, o DARF online pode ser emitido e pago pela internet, no conforto de casa.

Alice Porto, do canal Contadora da Bolsa, explica que o primeiro passo é gerar a guia do DARF, que pode ser feito através do Internet Banking do seu banco ou, se preferir, no Sicalcweb, que é o site oficial da Receita Federal para preenchimento de DARF.

“Se o pagamento do DARF está em dia, o investidor vai conseguir gerar e pagar a DARF diretamente no internetbanking. Caso contrário, utilizar o portal Sicalc Web, da Receita Federal é melhor para que juros e multas possam ser calculados automaticamente”, comenta Alice.

Assim, o investidor que optar pelo Sicalcweb deverá preencher os campos com seu CPF e data de nascimento. E, a partir da identificação do CPF do contribuinte, será necessário informar: endereço atual; código da Receita (6015 para DARF da bolsa brasileira); data de consolidação (data do pagamento); período de apuração (mês das operações); número de referência (deixar em branco); data de vencimento do DARF (o último dia útil do mês seguinte às suas movimentações) e, por último, o valor do DARF (o lucro tributável já com a alíquota aplicada). Depois de preencher todos os campos, é só selecionar o botão CALCULAR e, em seguida, EMITIR DARF.