Câmara do Rio vai adotar o Lixo Zero em suas instalações

O Palácio Pedro Ernesto, edifício histórico que abriga a Câmara Municipal do Rio, vai ser o primeiro prédio público da cidade a adotar o conceito Lixo Zero. O compromisso em adotar boas práticas de gestão de resíduos foi assinado nesta terça (8) pelo presidente da Câmara, vereador Carlo Caiado, com o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini, durante uma audiência pública na Comissão de Meio Ambiente.

“Ser o primeiro prédio público aderindo e se mobilizando para assinar esse convênio do Lixo Zero é um orgulho para todos nós. Sabemos que este símbolo depende muito de cada gabinete, cada setor desta casa, que esteja na cultura dos servidores”, destacou Caiado.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Cavalieri, parabenizou a atitude da Câmara, afirmando que a medida coloca a cidade na vanguarda da discussão da gestão de resíduos sólidos.

O conceito lixo zero consiste no máximo aproveitamento dos resíduos recicláveis e orgânicos, bem como a redução do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários ou para a incineração. Dentre os princípios que fazem parte do compromisso firmado pela Câmara, está o de utilização de materiais recicláveis.