Vinhos do Brasil | Um Chardonnay de elevado padrão de qualidade

Por: Rogerio Dardeau

O grupo Miolo (MWG) é um dos quatro maiores empreendimentos vitivinícolas brasileiros. Os outros três são Aurora, Casa Valduga e Salton. Assim como a Miolo, todos nasceram na Serra Gaúcha, berço da vitivinicultura brasileira de vinhos finos. O Miolo Wine Group foi constituído em 2009, para reunir as empresas vitivinícolas que eram lideradas pela Vinícola Miolo, formalizada desde 1989. O grupo tem, hoje, mais de 900 hectares de vinhedos, estudados e identificados por parcelas, integralmente dedicados às castas viníferas, portanto destinadas aos vinhos finos.

As vinícolas do grupo são: na Serra Gaúcha - Vinícola Miolo, localizada no coração do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves; na Campanha Gaúcha - Seival, em Candiota, e Almadén, em Santana do Livramento; no Vale do Rio São Francisco, Terranova, no município baiano de Casa Nova. Com distribuição em todo território nacional, o grupo oferece inúmeros rótulos de espumantes, vinhos brancos, rosados e tintos, em variados estilos e opções de apresentação, não esquecendo de alguns consagrados destilados. Começo esta coluna sobre vinhos finos brasileiros com um elaborado a partir da uva Chardonnay, a variedade branca mais presente no mundo.

E é muito bom poder comentar um vinho brasileiro do qual foram elaboradas sessenta mil garrafas, num elevado padrão de qualidade. O Miolo Reserva Chardonnay 2020 (12,5%) tem esse predicado. Uvas de vinhedos próprios, no Seival, Campanha Gaúcha. Processamento cuidadoso, em cantina própria, com fermentação em barricas de carvalho. O resultado é um varietal branco, seco, vivo. Uma cor dourada, brilhante. Aromas clássicos da fruta, com agradáveis notas de baunilha. Acidez presente, ótimo volume. É gastronômico. Acompanhou um pargo ao sal grosso, em total harmonia. Um belo trabalho do enólogo Miguel Ângelo Almeida e equipe. Saúde!