Vinhos do Brasil | ViniBraExpo 2022

Por: Rogerio Dardeau


A vitivinicultura brasileira de vinhos finos já está presente em mais de dez estados da federação. Desde o início, no Rio Grande do Sul, indo ao Vale do São Francisco e chegando, depois, ao sudeste. Aqui, desabrochou o cultivo por dupla poda, espalhando-se por muitas regiões.

Sempre insisto com os produtores que é necessário abrir garrafas aos consumidores. É preciso exibir os vinhos, cativar apreciadores. Mas como realizar isso? Há diversas formas. Há uma iniciativa, porém, que vem marcando produtores e consumidores desde 2017: a ViniBraExpo, criada pelo médico enófilo Gustavo Guagliardi Pacheco.

Neste final de semana, se realiza a edição 2022 do encontro, no Città América Office Mall, com mais de 50 vitivinicultores, de variadas regiões do país. Estarei presente, inclusive coordenando a Masterclass Dupla Poda e as Novas Fronteiras Vitivinícolas Brasileiras. Exatamente por isso, escolho para esta coluna um vinho que estará presente, na versão 2021, e expõe nossa diversidade em viticultura e enologia.

Vinicius Corbellini é o protagonista do cultivo de viníferas, para colheitas de inverno, na serra capixaba. Na acolhedora Santa Teresa, implantou seu vinhedo de Cabernet Sauvignon e vem obtendo resultados expressivos. O Tabocas Cabernet Sauvignon 2019/2020, 13,5%, mostra magnífica evolução, em dois anos de garrafa e vem firmando o perfil desse novo lugar vitivinícola brasileiro. O corte entre as duas safras foi elaborado por processo convencional, com todos os cuidados de uma butique de vinhos, para produção de 4.000 garrafas, sem passagem por barricas. Exibe, hoje, um rubi brilhante, vivo, com levíssima evolução ao granada. Os aromas complexos nos levam à compota de ameixa, toques de um floral de violeta e um tabaco delicado, como o herbáceo típico. No paladar, perfeito equilíbrio entre acidez e álcool, bom volume e grande persistência.

Um belíssimo Cabernet Sauvignon de inverno, totalmente adequado a harmonizar com pratos que nos aqueçam.

Vamos à ViniBraExpo degustar o Tabocas 2021. Saúde e um ótimo final de semana!