Chuva enche rios e deixa quase 70% de cidade do Acre debaixo d'água

As chuvas que atingiram o Norte do Brasil deixaram a cidade de Jordão, no Acre, com alagamento severo, chegando a 70% do município sob a água, segundo a Defesa Civil.

As chuvas fizeram com que o nível dos rios Jordão e Tarauacá subissem rapidamente, expulsando mais de 120 famílias de suas casas. Estima-se que, até o momento, já são 340 pessoas desabrigadas.

O primeiro local a ser atingido foi o bairro Kaxinawá, onde vive um grande número de indígenas. A água acabou chegando ao centro da cidade na manhã de hoje, deixando ao menos 65% da zona urbana submersa, segundo informou a prefeitura.

Imagens divulgadas pelo município mostram que diversas residências estão submersas. As ruas foram tomadas pelas águas e até mesmo um hospital aparece afetado pela enchente.

"As imagens são dramáticas e mostram nossa querida Jordão debaixo de água. Iremos fazer o nosso melhor para assistir toda a população para que não falte água potável, alimentos e abrigo. Contamos com o apoio do governo federal e estadual e com a ajuda dos acreanos e do povo brasileiro" disse o prefeito da cidade, Naudo Ribeiro (PDT-AC).

Segundo o coordenador da Rede de Alerta e Monitoramento de Eventos Críticos, coronel James Gomes, o governo estadual já está trabalhando com a assistência aos desabrigados. "Estamos realizando a remoção das famílias atingidas e o monitoramento e coordenação dos abrigos da prefeitura, para garantir que a população tenha a assistência necessária", disse ele.

Ainda hoje, a Coordenadoria da Defesa Civil de Rio Branco identificou que o Rio Acre ultrapassou a cota de alerta de 13,50 metros e, portanto, está se aproximando da cota de transbordamento, que é de 14 metros, conforme indicou o governo do Estado.