Governo e Prefeitura de São Paulo decretam luto de três dias após morte de Jô Soares

A Prefeitura e o Governo de São Paulo decretaram luto oficial de três dias, a partir de amanhã, em razão da morte de Jô Soares. O artista e humorista, que marcou a cultura do Brasil, morreu na madrugada desta sexta-feira, aos 84 anos.

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, do PSDB, disse em comunicado que "o Brasil acordou mais triste", destacando que Jô Soares vivia na capital paulista há 62 anos. Nascido no Rio de Janeiro, ele se mudou para São Paulo em 1960 para trabalhar na TV.

"O Jô marcou gerações, um gênio do humor e da arte brasileira", disse Garcia. "Particularmente, sempre quando posso, relembro o 'Viva o Gordo' assistindo na plataforma de streaming. Ele marcou a minha geração e a de tantos outros. O país perde um grande brasileiro e, por isso, ao lado do prefeito Ricardo Nunes, estamos decretando luto oficial de três dias em todo o estado."

Garcia também se pronunciou no Twitter, dizendo que Jô Soares foi um "gênio da raça". "Um beijo pro gordo e sua família. Que essa despedida nos deixe um sorriso de saudade. Viva o Jô!", escreveu na rede social.

Já o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, do MDB, afirmou em nota que os brasileiros perdem "um dos mais talentosos artistas do Brasil". "Jô Soares encantou gerações no teatro, na televisão, no cinema e na literatura. Além disso, projetou positivamente o nome do Brasil no cenário internacional com a sua notável inteligência, cultura e o seu humor sofisticado."

Ele ainda continuou dizendo que Jô Soares "fará muita falta, é inegável, mas a sua obra permanecerá e continuará inspirando os artistas que virão". "Em nome da cidade de São Paulo, meus sinceros sentimentos e minha solidariedade à família, parentes e amigos."