Coluna Magnavita: Pinga-Fogo - 1º de abril de 2022

Vai ser interessante assistir o Sérgio Moro participar de uma reunião do União Brasil no Rio, com figuras carimbadas como Brazão, Garotinho, Waguinho e, de quebra, Eduardo Cunha, um agregado do partido no Rio, e que concorre a deputado federal pelo PTB paulista, com a simpatia do União.

A edição extra do Diário Oficial do Estado desta sexta à noite sairá com as nomeações dos novos secretários estaduais. Alguns nomes, que estão confirmados, já receberam da subsecretaria de Comunicação pedidos de informações curriculares para serem divulgados na empresa. O DO corre o risco de sair só no sábado, caso algumas negociações emperrem.

Ficou para esta sexta, 1º de abril, às 14 horas, a reunião do senador Carlos Portinho e do secretário Fernando Veloso com o governador Cláudio Castro, para decidir o futuro da Seap. Eles levam três nomes. Existe também uma pessoa indicada pelo “mecanismo” e, agora, à Igreja Universal, que desenvolve um belo trabalho junto à comunidade carcerária e possui, através dos Republicanos, uma das subsecretarias. Passou a ficar interessada em toda a pasta.

A resistência de alguns setores do governo em aceitar que o secretário Fernando Veloso faça o seu sucessor, pode ser atribuída ao fato de estar concorrendo com outro delegado, o Allan Turnowski. O cenário pode mudar se Veloso aceitar concorrer a estadual. Os dois delegados são filiados ao PL.

O Governo aposta no pulso forte do deputado Rodrigo Bacellar na Alerj, para rebater a oposição e manter a ordem unida da bancada aliada. Na secretaria de Governo, ele deixa o seu subsecretário, Rafael Thompson, como titular da pasta.

Confirmada a candidatura de Dani Maia, irmã gêmea de Rodrigo, a deputada federal pelo PSDB. Ela deixa nesta sexta a presidência da Riotur. A família de César Maia terá dois candidatos, Dani a Federal e Bruno Kazuhiro a estadual.