Coluna Magnavita: Os cinco novos desembargadores do Quinto Constitucional finalmente empossados

Coluna Magnavita: Os cinco novos desembargadores do Quinto Constitucional finalmente empossados

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) empossou, na sexta (6), cinco novos desembargadores. São eles: o procurador de Justiça, Humberto Dalla Bernardina de Pinho, a promotora Renata Silvares França Fadel, e os advogados Vitor Marcelo Aranha Afonso Rodrigues, André Luís Mançano Marques e Eduardo Abreu Biondi. A solenidade foi realizada no plenário do Tribunal Pleno, no Fórum Central. Os empossados foram escolhidos pelo governador Cláudio Castro, entre os candidatos das listas tríplices votadas pelo Tribunal Pleno do TJRJ, para preenchimento de cinco vagas do quinto constitucional.

O primeiro a entrar no plenário foi Vitor, conduzido pelos desembargadores Luiz Zveiter e Cláudio Brandão de Oliveira. Em seguida, foi a vez de Humberto, acompanhado pelos desembargadores José Carlos Maldonado, 1º vice-presidente do TJRJ, e Agostinho Teixeira. Eduardo entrou no plenário junto com os desembargadores Sirley Biondi e Werson Rêgo; seguido por André Luís, acompanhado pelos desembargadores Renata Cotta e Augusto Alves Moreira Junior. Por fim, Renata foi conduzida pelos desembargadores Maria Regina Nova e Sérgio Nogueira.

“Senhores desembargadores, o Tribunal de Justiça está completo. Conseguimos atingir o limite de 190 desembargadores. Quero dizer que não é fácil julgar. Mas esse trabalho fica facilitado se usarmos a boa-fé, o coração e a imparcialidade. Tenho certeza de que Vossas Excelências estão aptos para a função, após passarem por um longo processo de escolha, que obedeceu a todos os ditames constitucionais”, disse o presidente do TJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira.

O desembargador Luiz Felipe Francisco, representando os demais magistrados, fez o discurso de recepção. “O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro tem hoje a honra de receber seus cinco novos integrantes. Toda a experiência acumulada como advogados, membros do Ministério Público e atividades correlatas servirão para viabilizar com incomensurável sucesso a nova etapa da vida de nossos homenageados, sempre na busca de um Poder Judiciário independente e forte, reforçando a imagem dos semeadores de Justiça. No momento, portanto, em que aqui aportam, recebam os novos membros do TJ as mais justas homenagens de seus colegas, discípulos, amigos e admiradores”.

“Com minha mãe, professora que me alfabetizou, divido esse momento. Ninguém consegue nada sozinho. Jamais esquecerei todos que me acompanharam e me apoiaram nesse caminho. A minha responsabilidade é enorme, pois não posso decepcionar os que confiaram em mim. ”, afirmou o desembargador Vitor Marcelo Aranha.

“O momento é de alegria e gratidão. A minha fé, em Deus e na vida, me trouxe até aqui. Recebo essa graça com humildade e com compromisso de buscar o caminho do bem e da verdade”, declarou a desembargadora Renata França; 

“Vivemos hoje uma sessão histórica, um dia emblemático, em que cinco desembargadores, todos do quinto constitucional, tomaram posse nessa Corte. Sinto-me honrado por fazer parte desse dia. Um longo e árduo caminho nos espera. Sigamos prudentes e éticos. Tenhamos garra. Que nunca esqueçamos nossas instituições de origem: MP e OAB”, ressaltou Biondi.

André Luis Mançano e Humberto Dalla Bernardina usaram suas falas para prestar homenagens e citar nominalmente todos que os apoiaram no caminho até a magistratura.

Também estiveram presentes na solenidade de posse no tribunal, o governador do Estado do Rio, Cláudio Castro, os ex-presidentes do TJRJ, desembargadores Luiz Zveiter, Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho e Cláudio de Mello Tavares, o presidente da OAB-Seccional do Rio, Luciano Bandeira, o procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio, Luciano Mattos, o presidente da Alerj, André Ceciliano, entre outras autoridades.

Governador Cláudio Castro com os cinco novos desembargadores do TJRJ: Humberto Dalla Bernardina de Pinho, Renata Silvares França Fadel, Vitor Marcelo Aranha Afonso Rodrigues, André Luís Mançano Marques e Eduardo Abreu Biondi