Coluna Magnavita: Michelle Bolsonaro entra em campo e destaca as 70 medidas em favor da mulher

O SUSTO - A convenção do PL já produziu o primeiro efeito colateral. Foi convocada uma reunião de emergência da equipe de marketing da campanha de Lula para avaliar o impacto do evento do Maracanãzinho. Eles foram pegos com as calças na mão por um elemento que eles não esperavam: a emoção. Matéria-prima que consideravam exclusividade da esquerda. 

DE ARREPIAR - O próprio Bolsonaro chegou ao Maracanãzinho com os olhos mareados pela energia da plateia. Quem estava próximo ao presidente percebeu que ele estava tocado com o ginásio lotado. Os símbolos nacionais — bandeira, camisa amarela e hino nacional — trouxeram uma legitimidade difícil de combater. Michelle e Jair estavam visivelmente tocados pelo evento.

FATOR MICHELLE - O desempenho de Michelle no palco não apenas repetiu o evento de Espírito Santo. Foi além. Era o lançamento oficial da reeleição e uma convenção partidária. Ela começou a falar e foi crescendo. Em 5 minutos já dominava o palco e a passarela. Falou para as mulheres. Recado flecheiro quando lembrou as 70 medidas assinadas no Governo em favor das mulheres. Ela emocionou a todos quando falou sobre o drama que enfrentou na facada. Ela ganhou um caloroso abraço do senador Flávio Bolsonaro. Era tudo que a campanha queria que acontecesse.

FATOR KATHYA - Chamou atenção a estreia de Kathya Ancora Braga Netto, esposa do candidato a vice. Roupas sincronizadas com Michelle, que usava verde, e ela, amarelo. Sempre preservada, D. Kathya começará a ser mais vista na agenda eleitoral.      

FATOR JANJA - São esposas bem diferentes da Janja, a nova mulher de Lula, que está mais para ativista e se mete em tudo com arrogância. Bem diferente da doçura de D. Marisa. Aliás, a Janja criou um estrago eleitoral ao elaborar a lista de convidados para o casamento e pelos processos de cobrança que apareceram por calote no condomínio. Neste quesito, a Lu Alckmin é uma joia rara, mas, nesta mistura com o PT, ela preferiu ficar distante.

FATOR CLARRISSA- Pré-candidata à senadora pelo União Brasil, a deputada federal Clarissa Garotinho foi muito bem recebida no ninho bolsonarista. Cumprimentou o presidente, foi reconhecida, tirou fotos e vai ser a única mulher nas chapas majoritárias dos principais partidos.

CONCESSÃO - O Maracanãzinho cobrou R$ 100 mil de aluguel ao PL e, na véspera, uma inspeção deixou a produção apavorada. Os banheiros estavam fétidos. Precisou a intervenção da Casa Civil com os concessionários. Seria uma vergonha para o Rio. Em 24 horas tudo foi resolvido. Os problemas identificados, segundo o concessionário, era com os banheiros usados pela equipe de montagem.

OS LOCAIS - A turma do Rio teve um lugar de destaque no Maracanãzinho. Quem estava debaixo de pressão era Bruno Bonetti, secretário do PL do Rio, que teve de coordenar até os passes de estacionamentos VIPs. As principais estrelas do PL fluminense tiveram lugares cativos no palco, principalmente os senadores Portinho e Flávio Bolsonaro.

DE BRANCO - Os candidatos a chapa majoritária foram orientados a irem de camisa branca, traje adotado por Bolsonaro, Braga Netto, Cláudio Castro, Washington Reis e Romário, o que facilitou o trabalho da segurança.

FELIZ - Quem estava feliz, como pinto no lixo, era o presidente Valdemar da Costa Neto, que chegou a defender a convenção em São Paulo. Ele só rasgava elogios a equipe de coordenação pelo evento histórico do PL.

FESTEJADOS- O casal Flávia e José Roberto Arruda foi muito festejado. A ex-ministra será candidata à senadora pelo DF e o ex-governador a deputado federal. Eles chegaram na véspera e participaram do jantar que o senador Portinho ofereceu no sábado, no Fairmont. O trabalho de Flávia como ex-ministra foi muito festejado para consolidar a base de apoio.

VALORIZADOS - Os ex-ministros Tarcísio Freitas , Tereza Cristina e Fábio Farias foram citados por Bolsonaro . No caso da "pequena gigante", o presidente a chamou no palco e apresentou como a mulher que ajudou a proteger o agronegócios da crise mundial. Um gesto político para compensar a escolha do Braga Netto para vice. A cúpula partido a queria. Farias foi incluído como o pai do 5G, que vai fazer a festa da molecada gamer.