Coluna Magnavita: A quiosqueira

A nova presidente da Riotur, Daniela Maia, irmã de Rodrigo e filha de Cesar, tem uma boa experiência no turismo.

Concessionária de um quiosque na Praia de São Conrado, na porta do prédio onde moram o pai e irmão, tocou o negócio até colapsar e passar para um grupo, que o transformou num point badalado: o Quiqui.

Recebemos a seguinte carta sobre a nota acima:

Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 2020.

Sr. Claudio Magnavita

Na sua coluna, do seu jornal Correio da Manhã, do dia e de dezembro último, a nota intitulada “Quiosqueira em baixa”, que por si só não parece ser muito respeitosa, algumas informações equivocadas e até mesmo tendenciosas são divulgadas de maneira irresponsável.

Eu, Arnaldo Bichucher, presidente da Associação LIGUIA – Liga Independente dos Guias de Turismo do Rio de Janeiro, além de exercer essa maravilhosa e regulamentada profissão (a única do trade turístico brasileiro), sou jornalista de formação acadêmica. Por isso imagino que o senhor se utilizou de algum “foca”, ou mero informante, para descrever o que e passou na citada reunião, do futuro secretário municipal de turismo e da futura presidente da Riotur com alguns representantes do mercado. Pena que a informação lhe foi passada contrariando o que realmente aconteceu.

Antes de mais nada quero deixar claro que não sou eleitor do prefeito eleito Eduardo Paes, nem o apoio ideologicamente ou partidariamente falando. Mas como profissional do ramo e ativista em prol da nossa cidade e estado, estarei sempre lutando ao lado de todos os que se comprometem em fazer parte do único partido político que nos interessa, o PARTIDO DO TURISMO.

Sendo assim, fui convidado a participar de tal reunião e saí de lá com ótima impressão e otimista com um futuro muito melhor do que tivemos nos últimos anos, tanto no município capital, como em nossa unidade da federação, ambos combalidos por péssimas escolhas feitas nas últimas eleições.

Voltando à reunião, estavam presentes alguns agentes de viagens do receptivo internacional, uma diretora do Rio Convention Bureau, empresas de transporte turístico local, profissionais da hotelaria, de atrativos turísticos e nós Guias de Turismo. Se isso é considerado pelo senhor um fiasco, perdão, mas discordo.

O senhor afirma que não havia nenhum presidente de entidade, mas como disse anteriormente, eu estava presente e como informei sou presidente da Associação LIGUIA, entidade que representa 34% dos profissionais Guias de todo o Brasil.

Dizer que o evento parecia uma reunião de condomínio, é uma falácia, além de menosprezar a ideia de reunir condôminos no intuito de resolver problemas comuns. Mas completar afirmando que os anfitriões falaram mais do que ouviram, aí já é demais. Me parece que seu informante não esteve lá, ou inventou fatos que não aconteceram.

Há muito tempo não presenciávamos autoridades que, mesmo antes de assumir, ao invés de apresentar um bolo pronto, apesar de solado, preferiram escutar para, aí sim, se preparar para um mandato mais de acordo com os interesses e pleitos do trade.

Infelizmente na esfera estadual estávamos pessimamente servidos da secretaria de turismo, que agora conta com o Deputado Tutuca, com o qual já estamos agendando contato, mas que no nosso entender repete equívocos que nos levaram aos resultados pífios que presenciamos nos últimos anos, ao indicar nomes caducos para cargos tão importantes.

Como jornalista entendo que cada veículo de comunicação tem sua linha editorial, que coincide com opiniões e posições sócio-políticas, econômicas e culturais. Mas daí a inverter e subverter fatos, é infectar leitores com o pior vírus de todos, as FAKE NEWS.

 

Saudações turísticas,

 

ARNALDO BICHUCHER

Presidente - LIGUIA