Coluna Magnavita: O Globo resolve ser o Diário Oficial do Estado ao demitir secretário da Seap

Por Cláudio Magnavita

Na tarde desta sexta-feira (13), o jornal O Globo publicou uma matéria on-line afirmando que o governador Cláudio Castro exonerou Raphael Montenegro, secretário de Administração Penitenciária, Seap, e nomeou o delegado da Polícia Federal, Victor Hugo Poubel, para assumir a pasta. No final, afirma ainda que o ato só sairá na segunda feira. É o jornal querendo fazer o papel de Diário Oficial do Estado ao dar o fato como consumado a partir da sua publicação.

Nada foi decidido pelo Governador, e se tivesse ocorrido, o primeiro a ser comunicado seria o próprio Montenegro, como fez em outras exonerações.

No caso da nomeação de Poubel, o fato dependeria de uma cessão do servidor pelo Ministério da Justiça, o que não ocorreu, inclusive, na tentativa de emplacá-lo no comando da DEGASE.

Só após o empréstimo é que ele poderia ser nomeado. Além disso, o nome do delegado deveria passar pela análise do compliance do governo para apurar a existência de processos, a ficha corrida e possíveis ligações societárias, fato que ainda não ocorreu.

Na tentava de recuperar o espaço perdido na cobertura política do estado, o jornal O Globo acabou negligenciando algumas regras do seu manual de redação ao relatar um fato que não ocorreu e que ainda depende de variáveis políticas e administrativas. A leitura do Diário Oficial de segunda poderá trazer o quadro definitivo a este caso que agitou a comunidade carcerária e penal nesta sexta-feira 13, ainda por cima de um mês de agosto.