Enteado do ex-desembargador Abel Gomes foi preso na Operação Simonia

A ordem de prisão do secretário Raphael Montenegro foi expedida pelo TRF2, a mesma corte na qual atuava o seu padrasto, o ex-desembargador Abel Gomes, que foi responsável pela Lavajato no Rio. Montenegro é filho da desembargadora Jacqueline Lima Montenegro, integrante do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio.

Conforme publicado na coluna Magnavita de hoje no Correio da Manhã, ele seria chamado ao Palácio Guanabara, nesta terça, quando seria comunicado a sua exoneração e a sua substituição pelo delegado federal Victor Puebel, que já teve a sua cessão ao estado realizada pelo Ministério da Justiça.

Nota oficial da Policia Federal:

*Polícia Federal deflagra OPERAÇÃO SIMONIA no Rio*

A ação desta terça-feira foi desenvolvida no âmbito da Missão Redentor*.

Rio de Janeiro/RJ - Na manhã de hoje, 17/08, a Polícia Federal deflagrou a Operação SIMONIA com o objetivo de desarticular *esquema criminoso estabelecido na cúpula administrativa da SEAP/RJ* - Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro.

A investigação, desenvolvida em conjunto com o *Ministério Público Federal e o DEPEN* - Departamento Penitenciário Federal -, demonstrou a existência de *negociações espúrias entre a cúpula da SEAP/RJ e lideranças de facção criminosa* de origem fluminense, mas com atuação internacional no tráfico de drogas.

Os agentes públicos se comprometeram e realizaram diversas diligências para *viabilizar o retorno de criminosos custodiados na Penitenciária Federal de Catanduvas, Paraná, para o estado do Rio de Janeiro.* Além disso, os servidores franqueavam a *entrada de pessoas e itens proibidos em unidades prisionais* estaduais tendo, inclusive, realizado a *soltura irregular de criminoso de altíssima periculosidade,* contra quem havia sabidamente mandados de prisão pendentes de cumprimento.

A investigação aponta ainda que os desvios cometidos pelos investigados foram *praticados em troca de influência sobre os locais de domínio destes traficantes* e outras vantagens ilícitas.

Na ação de hoje, cerca de 40 policiais federais cumprem *três mandados de prisão temporária* e *cinco de busca e apreensão*, expedidos pela Tribunal Regional Federal da 2ª Região, vez que *um dos investigados é detentor de foro por prerrogativa de função*. Além da *Capital, no Rio de Janeiro*, os mandados estão sendo cumpridos nos municípios de *Nova Iguaçu/RJ e Duque de Caxias/RJ.*

O nome SIMONIA faz referência a uma prática medieval em que detentores de cargos *trocavam benefícios ilegítimos por vantagens espúrias*.

*A MISSÃO REDENTOR, estabelecida no Centro Integrado de Investigações e Operações de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, foi criada na Superintendência Regional da PF no Rio, em julho/2021, e está voltada à repressão à criminalidade violenta, corrupção e crimes ambientais.