Passando a limpo as escolhas da vida

Por Affonso Nunes

Atriz, dançarina... e cantora! A carioca Lu Fogaça demorou a se ver como uma cantora. Mesmo cantando nas missas da Igreja de Nossa Senhora de Monserrat, no Morro do Pinto, ela se via mais como atriz e dançarina. Essas e outras revelações fazem parte do documentário “Escolhas”, lançado nesta semana no canal de YouTube da artista.

No filme com 52 minutos de duração, Lu se revela como a Luzinete, neta de Dona Maria, e mostra um pouco de seu cotidiano na comunidade onde cresceu e acabou por tornar-se rainha de bateria da Vizinha Faladeira, uma das mais antigas escolas de samba do Rio.

Escrito e dirigido por Arlindo Lopes, o documentário traça um roteiro pessoal e afetivo da construção de sua carreira e de seu lugar no mundo como mulher, preta e artista, ou seja, uma resistente.

“Por que eu tenho que modificar minha vida, minha história,minha missão, que é a escolha da minha vida, em prol do outro?”, questiona a cantora, que narra de forma direta e objetiva os problemas que enfrentou ao longo da vida por conta de suas opções, assumindo um discurso de empoderamento feminino.

Além de depoimentos pessoais e de parceiros, “Escolhas” apresenta o trabalho autoral e de intérprete desta cantora de personalidadee, com destaque para a faixa-título assinada pelo violonista Jorge Mendes, um de seus parceiros musicais mais constantes.

Também estão repertório do especial outras seis faixas: “Hoje Eu Acordei Daqui” (Lu Fogaça) “Preciso” (Lu Fogaça e Vinicius Santos), “Mamãe Oxum” (Ricardo Planas), “Pássaro que Dorme” (Lu Fogaça), “Ladeira - Vem pro Morro” (Luciano Fogaça e Marina Abrão) e “Cadê Você” (Jorge Mendes).