Como separar o dinheiro da empresa do dinheiro pessoal

O surgimento de novos empreendedores é cada vez mais notável, muitas pessoas caem de paraquedas nessa área e não sabem como administrar o seu negócio, um erro muito recorrente entre esse meio de microempreendedores é a falta de conhecimento na hora de separar a renda da empresa do seu dinheiro pessoal. Pensando nisso, André Aragão, consultor e gestor empresarial, separou as melhores dicas para não correr o risco de se endividar.

“A gestão financeira é o coração de uma empresa. Para seus negócios irem bem, é imprescindível que tenha um bom planejamento financeiro, ninguém quer perder o dinheiro que foi juntado com o intuito de investir, muito menos se endividar, fazer um controle das finanças e diferenciar sua conta empresarial da pessoal é essencial para que nenhum gasto desnecessário seja realizado”, explica André.

É normal acontecer das pessoas juntarem os valores das vendas ou serviços com o dinheiro pessoal, isso traz uma sensação ilusória de que você está faturando mais. Entretanto, não se engane, com isso, você não consegue ter um controle de quanto ganha, de quais são os lucros mensais, e ainda pode acabar gastando e ficando sem renda para seguir com o funcionamento do seu negócio.

"O ideal seria criar duas contas bancárias, uma para seu pró-labore e outra para a empresa.  Depois de definir seu pró-labore, comece a descontar ele mensalmente dos lucros. Calcule o ganho e faça um plano de contas, onde irá definir a quantidade necessária que você precisa para investir na empresa, por exemplo, repor produtos ou serviços", aconselha o consultor empresarial.

André também relembra das reservas, elas são importantes para casos de emergências que podem sim acontecer e é preciso estar preparado. "Hoje em dia estamos cada vez mais imersos no mundo digital, existem sites, aplicativos e profissionais super capacitados para te ajudar nessa questão. Com um bom planejamento feito com constância você evitará tirar mais dinheiro do caixa do que o seu negócio suporta”.