MEI vira a solução para conseguir renda

O Brasil caminha para registrar, em 2020, o maior número de empreendedores de sua história. Nos nove primeiros meses do ano, o número de microempreendedores individuais (MEIs) cresceu 14,8%, na comparação com o mesmo período do ano passado, chegando a 10,9 milhões de registros no país.

Foram 1.15 milhões de novas formalizações do fim de fevereiro, pouco antes do início da pandemia, até o fim de setembro, segundo dados do Portal do Empreendedor, do governo federal. Somados às mais de 7,5 milhões de micro e pequenas empresas, esse setor representa 99% dos negócios privados e 30% do Produto Interno Bruto.

Impulsionados pela crise gerada pela pandemia, os brasileiros estão buscando na atividade empreendedora uma alternativa de renda. Com isso, uma estimativa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que 25% da população adulta estará, até o fim do ano, envolvida na abertura de um novo negócio ou com uma empresa com até 3,5 anos de atividade.

“O desemprego está levando as pessoas a se tornarem empreendedoras. Não por vocação genuína, mas pela necessidade de sobrevivência”, diz Carlos Melles, diretor-presidente do Sebrae.


Dados do Ministério da Economia mostram que as empresas optantes do Simples Nacional geram mais da metade (55%) dos empregos formais.