Empreender para transformar


Por João Gabriel Hargreaves* 

O contexto de crise mundial gerado pela pandemia da Covid-19 realça a função transformadora do empreendedorismo inovador. No Instituto Gênesis PUC-Rio – incubadora de startups da Universidade – conscientizamos nossos empreendedores para o papel estratégico que a inovação promove para a resolução de problemas.

Neste ponto, abre-se um horizonte gigantesco de oportunidades para se desenvolver empreendimentos inovadores que atendam demandas específicas dos mais diversos setores das atividades empresariais. Enfatizamos o conhecimento científico, que gera valores .

A palavra transformação – termo originário do latim transformatio – não pode ser concebida como modismo, mas sim na essência do seu significado, na geração de mudanças, principalmente, as voltadas para o bem comum da sociedade.

É importante frisar que a transformação dos modelos de gestão, produtos e serviços, além da tão falada transformação digital, precisam ser fundamentadas por mudanças de mentalidade, atitudes e comportamentos. É por essa perspectiva, que o Instituto Gênesis PUC-Rio direciona suas ações e projetos de empreendedorismo inovador.

Promovemos no Instituto a gestão pautada pelas boas práticas e melhoria contínua, no alinhamento às tendências e demandas efetivas do mercado. Nesse sentido, estamos atentos às ações sintonizadas com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa, celebrizadas pelo termo ESG – sigla derivada do inglês: Environmental, Social and Governance.

O ESG, vinculado aos objetivos de sustentabilidade da ONU, visa estimular a consolidação da temática social, ambiental e de governança nas empresas até 2030, indicando ações para eliminação da pobreza, mudança climática, meio ambiente, paz, justiça e igualdade social. Por essa perspectiva, concebemos o empreendedorismo e a inovação como alavancas para as transformações tão necessárias para impulsionar o novo cenário mundial de desenvolvimento sustentável.

*Diretor do Instituto Gênesis - PUC-Rio