O Rio de Janeiro pode voltar a ser um local mais seguro

Luís Leão*

O principal desafio que a segurança do estado do Rio de Janeiro precisa enfrentar é a recuperação da capacidade das polícias de exercerem com eficiência as funções que lhe cabem, de policiamento ostensivo e investigação.

Para conseguir vencer esse desafio há medidas relevantes a se adotar, considerado o diagnóstico que mostra que 20% das denúncias de corrupção feitas pela MP envolvem servidores da segurança e 2 milhões de pessoas vivem em áreas controladas pelas milícias, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP).

E melhorar a segurança é para ontem! As cinco providências listadas abaixo devem ser tomadas o mais rápido possível e podem ajudar a deixar o Rio, uma cidade mais maravilhosa.

1- Implementar um plano de segurança com resgate do sistema de gestão por resultados, que define metas conjuntas para a ação coordenada dos diferentes órgãos.

2- Integrar ferramentas de análise criminal, como o ISPGeo, com bases de dados de controle operacional e o sistema de dados informatizados pela Polícia Militar.

3- Aprimorar a investigação da letalidade violenta por meio da padronização dos laudos periciais, permitindo sua rápida sistematização.

4- Adotar políticas de monitoramento de vídeo nas unidades prisionais e implementar central de comando e controle.

São pequenos passos que podem fazer uma grande diferença se tratando da segurança público no Rio de Janeiro.

A corrupção deve acabar e o carioca merece viver na sua cidade da melhor e mais tranquila forma possível.


*Presidente do grupo

Coalizão-Rio