Por:

Universidade Unigranrio oferece MBAs voltados para gestão e boas práticas ESG

A Unigranrio está lançando dois MBAs voltados para gestão e boas práticas em ESG, com aulas online e ao vivo: o MBA em Gestão Estratégica da ESG e o MBA em Gestão da Diversidade nas Organizações. Os novos cursos são destinados a profissionais que desejam aprimorar suas habilidades de liderança, essenciais para uma boa gestão de empresa, e possuem professores com experiência acadêmica e vivência de mercado, além de aulas práticas, para análise e elaboração de projeto voltado para Diversidade e Inclusão. Para o reitor da Universidade, Denis Lopes, os assuntos devem estar no calendário de grandes gestores o ano todo. Segundo ele, que também é embaixador do Grupo de Afinidade LGBTQIA+ criado pelo Grupo Afya, isso reforça a importância de trazer as metas ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) para o cronograma de projetos reais em grandes empresas.

“Considerando que estamos em 2022, não dá mais para imaginar um executivo de alta performance que não tenha conhecimento em ESG. O mercado nacional e internacional pede que as empresas apresentem dados sociais, de sustentabilidade e não dá para imaginar uma empresa que não entenda esses temas. Para que ela saia na frente, em termos de inovação, é preciso ter diversidade na equipe. E para isso, é preciso ter lideranças que dominem o assunto”, reforça Lopes.

Conforme um estudo da consultoria McKinsey & Company, empresas com diversidade étnica e racial possuem 35% mais chances de ter rendimentos acima da média do seu setor; enquanto empresas com diversidade de gênero, possuem 15% a mais de chances de ter rendimentos acima da média. Nos Estados Unidos, para cada 10% de aumento na diversidade racial ou étnica na equipe de executivos, os lucros aumentam 0,8%. No Brasil, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou uma alteração, em dezembro de 2021, das regras do Formulário de Referência, ampliando a exigência de divulgação de informações sobre os aspectos ESG dos negócios. “Estamos no caminho, mas ainda faltam projetos e pessoas que participem. Não dá para querer só plantar uma árvore. As empresas precisam ter projetos reais de ESG”, analisa Denis.

Para o reitor os cursos oferecidos pela Unigranrio estão no escopo educacional para levar o assunto para a realidade de futuros profissionais nas empresas. Duas das disciplinas oferecidas poderão ser aproveitadas no curso de pós-graduação em Administração da Universidade.

Atualmente, a ESG se tornou um novo padrão de avaliação do mercado, trazendo não somente conceitos relacionados à maximização do lucro, mas também o viés socioambiental. No MBA em Gestão Estratégica da ESG, o aluno aprenderá a gerir negócios à luz de princípios e práticas orientados ao desenvolvimento sustentável e para as diretrizes do ESG. Fazem parte do público-alvo, profissionais e gestores das mais diversas áreas de empresas, consultores e investidores que queiram compreender de forma abrangente os principais conceitos da ESG no contexto corporativo.

Já o MBA em Gestão da Diversidade nas Organizações ensina planejamento a curto, médio e longo prazo da inclusão de pessoas diversas em uma organização. Neste curso, o aluno aprenderá a implementar e avaliar projetos e práticas de Diversidade e Inclusão nas empresas. Fazem parte do público-alvo gestores de organizações em geral e da área de Saúde, em particular; servidores de organizações públicas; profissionais e consultores das áreas de RH, ESG e Comunicação Organizacional; consultores e membros de comitês de diversidade; profissionais de distintas áreas com interesse no tema. Os MBAs foram idealizados pelo pró-reitor de pós-graduação e pesquisa da Unigranrio, Davi Silva. As aulas ocorrem semanalmente ao vivo, às terças-feiras e quintas-feiras, das 19h às 21h30, e permanecerão gravadas e disponíveis para os alunos, até o final da disciplina.

“Os novos MBAs refletem a contribuição da nossa educação continuada na preparação de lideranças e organizações aptas para atender às necessidades e desafios uma sociedade diversa e sustentável. Diversidade e Sustentabilidade constituem o binômio fundamental para a construção de valor para as atuais e futuras gerações. Os novos cursos demonstram nosso compromisso com um mundo melhor hoje e amanhã”, completou Silva.

Saiba mais em: https://portal.unigranrio.edu.br/educacao-executiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.