Novo livro explora a história da tradicional Portuguesa

A Portuguesa é um dos mais tradicionais clubes do Rio de Janeiro e, no próximo dia 17 de dezembro, completa 97 anos. Além das festividades por ocasião do aniversário, a Lusa promoverá o lançamento do livro "Uma breve história da Portuguesa", de Paulo-Roberto Andel, produzido pela Vilarejo Metaeditora.

"Meu objetivo foi o de prestar uma homenagem a meus pais e ao primeiro campo de futebol profissional que vi na vida, o Estádio Luso-Brasileiro. Como já diz o próprio título, o livro não é um almanaque nem uma enciclopédia da Portuguesa, mas um registro de vários
momentos interessantes de sua história, misturados a depoimentos de ex-jogadores e personalidades ligadas ao clube."

Escrito durante a pandemia e começado a partir da segunda onda de Covid-19 no Rio de Janeiro, às vésperas do prelo o livro precisou ser ampliado, já que a Portuguesa acabou fazendo a maior campanha de toda a sua história, com o terceiro lugar no Campeonato Carioca de 2021. Mas a história da Lusa vai muito além disso e passa por vitórias surpreendentes, como a sobre o poderoso Flamengo em 1982 e contra o Real Madrid em pleno Estádio Santiago Bernabeu, além de ter vestido craques campeões mundiais pela Seleção Brasileira como Garrincha, Vavá e Zózimo. Prestes a completar seu primeiro centenário, a Lusa da Ilha - e do Rio - está com tudo em cima.


Serviço:

Livro: Uma breve história da Portuguesa

Autor: Paulo-Roberto Andel

Editora: Vilarejo Metaeditora

Lançamento dia 17/12, a partir das 18 horas, na sede da A. A. Portuguesa - Rua Haroldo Lobo, 400, Ilha do Governador. Cartões e pix. R$ 60,00. Ponto de táxi no local.