Com pouco dinheiro, Fluminense tenta firmar reforços antigos no Carioca

Folhapress

Únicas negociações com investimento em compra de direitos econômicos na gestão Mário Bittencourt até aqui, o meia Michel Araújo e o atacante Fernando Pacheco iniciam a temporada em busca de mais espaço no elenco do Fluminense.

Os dois atuam em um setor para o qual o time tricolor avalia a necessidade de reforços e tem se movimentado no mercado da bola. Os atacantes Willian Bigode, atualmente no Palmeiras, e Eduardo Sasha, do Atlético-MG, estão no radar, mas as tratativas não prometem ser fáceis. Tanto Michel quanto Pacheco foram reforços para 2020 e oscilaram no primeiro ano com a camisa tricolor, alternando oportunidades como titulares e vezes em que foram apenas opções no banco.

O uruguaio, que assinou por quatro temporadas, atuou em 40 jogos, iniciando em 26, e fez dois gols -em um amistoso com o Botafogo e contra o Coritiba, pelo Brasileiro. Já o peruano, que tem vínculo até 2023, esteve em campo 30 vezes, sete como titular, e balançou a rede uma vez, no clássico com o Vasco, ainda pelo Carioca do ano passado. Com o elenco principal com uma programação diferenciada, os dois iniciaram o clássico com o Flamengo no último domingo (14), e há uma tendência que sejam titulares contra o Bangu neste sábado (20). Chances para que possam mostrar as credenciais ao técnico Roger Machado, que inicia trabalho no clube.

"Mediante o conhecimento mais aprimorado, vamos sentar e programar questões para um futuro imediato, a médio e a longo prazo. Tudo partindo do princípio do que a gente tem à disposição neste momento, que mostrou ser de grande capacidade e futuro. A gente já vai ver no Estadual, com esses jovens, valores que Xerém está acostumado a revelar", disse o treinador, na coletiva de apresentação.

A cúpula do clube das Laranjeiras não esconde a ideia de aumentar a folha salarial para conseguir reforços, principalmente visando a disputa da Libertadores, mas lembra as questões financeiras que o impede de exageros no mercado. "Eu disse em uma recente coletiva que nós vamos aumentar a folha entre 20% e 30%. É um reajuste de folha que já estava previsto no nosso orçamento, com a conquista da vaga na Libertadores. É um aumento que parece não ser considerável, mas, para nós, é", afirmou Mário Bittencourt, em entrevista concedida ao SporTV nesta semana. "O Fluminense tem dívidas na Fifa de jogadores comprados antes da nossa chegada que hoje montam em torno de R$ 20 milhões, e a gente também paga essas dívidas mensalmente. Não tenho como sair adquirindo outros atletas, comprando direitos econômicos e federativos, com risco de deixar um novo passivo para outro presidente que venha no futuro", completou.

Interessado em David Duarte, o Fluminense tenta formas criativas de fechar a contratação do zagueiro do Goiás no mercado da bola.. O time tricolor ofereceu uma lista de cinco jogadores -que inclui o zagueiro Reginaldo, o lateral Raí e os volantes Nascimento e Caio Vinicius, além de um quinto nome- e tenta trazer o defensor de 26 anos por empréstimo ao Rio de Janeiro. O modelo do negócio seria emprestar atletas do Fluminense até o fim do ano com opção de compra dos direitos econômicos em troca do empréstimo de David. Assim, o time tricolor tenta fechar negócio sem pagamento, já que não possui condições de arcar com os valores pedidos pelos goianos.

Estádio: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 21h05 (de Brasília) deste sábado (20)
Árbitro: Alex Gomes Stefano
Transmissão: Record e FluTV