Clubes tentam outra vez derrubar permissão do STJD para público do Flamengo

Folhapress

O bloco de 17 clubes que tenta derrubar a liminar que permite público nos jogos do Flamengo como mandante entrou nesta quarta-feira (15) com mais um recurso no STJD pedindo a derrubada da decisão.

O documento ao qual a reportagem do UOL teve acesso é direcionado ao relator designado para cuidar do caso no Pleno, o auditor Felipe Bevilacqua. A solicitação dos clubes (com exceção de Atlético-MG e Cuiabá) é por um efeito suspensivo ou revogação da liminar do Fla.

Outro pedido é no sentido de antecipar o julgamento do mérito da questão por parte do Pleno. O presidente do STJD, Otávio Noronha, que ontem (14) negou o pedido de reconsideração feito pelos clubes, agendou para o dia 23 a sessão de julgamento cujo um dos itens da pauta é a medida inominada inicial do Flamengo para ter torcida em seus jogos.

Se não mudar de data, a sessão acontecerá após a rodada do próximo fim de semana. O desejo do bloco de 17 clubes é que o Flamengo não entre em campo pelo Brasileirão diante de uma arquibancada cheia, já que houve uma votação com 19 participantes da Série A definindo que só será aceita presença de público na competição quando houver autorização das autoridades em todas as praças - respeitando a isonomia. O que não é o caso no momento.

No recurso voluntário entregue hoje ao STJD, os clubes pontuam que "a ausência ou demora do STJD poderia levar à paralisação do Brasileiro, que terá sua rodada do próximo fim de semana suspensa, caso se mantenha a decisão liminar favorável" ao Flamengo.

Nesta quarta, o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, teve uma reunião com o presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues. O intuito dos clubes, reforçado pela negativa da reconsideração da liminar de ontem, é fazer valer a decisão de não ter jogo no fim de semana. Esse caminho é visto como extremo, mas foi votado por unanimidade na reunião do conselho técnico do dia 8.

Ao mesmo tempo, o Grêmio teve negada outra tentativa de impedir, no mesmo STJD, que o jogo desta noite, contra o Flamengo, pelas quartas de final da Copa do Brasil, tenha torcida. O vice-presidente do tribunal, José Perdiz, considerou que o clube não recorreu da forma adequada - tecnicamente falando.

O Atlético-MG tem em vigor uma liminar da mesma natureza que a do Flamengo, permitindo ao clube ter torcida no estádio. Em nota divulgada hoje, o líder do Brasileirão afirmou que, se o rubro-negro colocar público na rodada do fim de semana, "fará uso da mesma prerrogativa e também terá torcida em suas partidas em casa. A decisão se baseia no fato de o Flamengo ser concorrente direto do Galo ao título da competição e, portanto, devem gozar das mesmas condições".