Obama chama Biden de 'vice' em 1ª visita à Casa Branca desde 2017

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama fez piada com o atual mandatário, Joe Biden, e o chamou de "vice" durante sua primeira visita à Casa Branca desde que deixou o cargo, em 2017.

Obama chegou à Sala Leste da residência oficial sob fortes aplausos da plateia composta por membros do Congresso e autoridades do governo.

"Vice-presidente Biden, vice-presidente... isso foi uma piada", disse ele ao começar o pronunciamento que comemorou o 12º aniversário da Lei de Cuidados Acessíveis que subsidia o acesso a serviços médicos. O dispositivo foi apelidado de "Obamacare".

Biden foi o vice de Obama durante os dois mandatos do democrata, de 2009 a 2017.

"Se você pode obter cobertura de saúde para milhões de pessoas e melhor proteção, é, para citar um americano famoso, um grande... grande negócio", continuou o ex-presidente, para gargalhadas dos presentes, referindo-se a um comentário com palavrão de Biden captado por um microfone quando a lei foi assinada.

Aproveitando o momento descontraído, Obama também destacou as "grandes mudanças" da Casa Branca, incluindo o fato de os agentes do Serviço Secreto usarem óculos de sol aviador da Ray-Ban, a alteração da marca de sorvete e a adoção de um gato pela família Biden.

"Bo e Sunny ficariam muito infelizes", brincou, referindo-se aos seus cães.

Embora Obama continue sendo uma figura popular, Biden enfrenta índices de aprovação pública vacilantes, em parte graças à alta inflação e à persistente pandemia de Covid-19.

Como resultado, os democratas correm o risco de perder o controle de pelo menos uma, se não ambas, Casas do Congresso em novembro, o que interromperia a agenda legislativa de Biden.